23 agosto 2010

O mais recente cartun de Zapiro

23 comentários:

V.Dias disse...

Nunca estive errado quanto a Africa do Sul. A anestesia das politicas do ANC logo que tomou o poder est'a a acabar e de agora em diante vamos assistir o descarrilar do comboio, tal e qual no Zimbabwe. Avisei...Agora gostaria de ouvir o comentario do Sr. José sobre este assunto, por favor.

Zicomo

JOSÉ disse...

Nao percebo muito bem esta interpelacao (provocacao?) deste Sr. Viriato,tanto mais que comeca por afirmar " nunca estive errado quanto a Africa do Sul". Qual o merito de pedir uma opiniao se previamente sabe que esta certo?
Este cartum do Zapiro, publicado ontem no Sunday Times, espelha bem a realidade desta greve: enquanto os medicos e enfermeiros cantam e dancam, os doentes e as criancinhas morrem. Este cartum tem mais uma particularidade: para alem das criancas e dos doentes mortos nas macas, esta mais um morto,a simpatia publica pelos grevistas. Isto e, a sociedade que tinha simpatia pelos grevistas, perdeu o respeito por pessoas crueis que nao respeitam a vida humana.
Cenas inaceitaveis tambem acontecem em algumas escolas onde alguns professores enveredam pelo vandalismo, violencia e intimidacao.
Recordemos que ha uma injuncao judicial contra os grevistas.
A minha posicao, em relacao a greve, ao cartum e ao referido texto, e muito simples: trata-se de uma questao laboral, eu apoio o direito dos trabalhadoes em reivindicarem melhores condicoes, mas de modo algum posso aceitar crueldade e desrespeito pela vida humana, vandalismo e intimidacao.
Quanto as politicas do ANC, o descarrilar do comboio e a inevitavel referencia ao Zimbabwe, fiz um esforco para tentar perceber a comparacao e a relevancia, tendo em conta o cartum e o texto.
Desconsegui!

V.Dias disse...

Caro José,

Despreocupe-se. Nao é nenhuma provocacao, apenas queria ter a sua lucidez quanto a este assunto. Se o José encontrou no meu comentario uma provocacao saiba que nao foi minha intencao.

Como o José vive e conhece a realidade sul-africana pensei que o José era a pessoa que em melhores condicoes estava para relatar os acontecimentos da terra do rand.

A relacao entre a Africa do Sul e o Zimbabwe é simples:

Eu avisei, aqui neste diario, que a complacencia do governo sul-africano face aos problemas mais cadentes do povo daquele pais, teria consequencias adversa. O ANC quis, tal como a ZANU de Mugabe anestesiar os problemas fortificantes do povo, para mostrar serviço, ou seja, fazer a diferença, evitando medidas samorianas.

O texto nao esconde esta verdade: o sistema esta a beira de um calapso. Quando se chega a esse extremo (crueldade) nao ha vacina nem antidoto capaz de atenuar a crise. Ha necessidade de se fazer reformas serias e profundas na RAS.
A dança simplesmente começou.

Nao sei se fui claro.

Zicomo

ricardo disse...

A piratis et latronibus capta dominium non mutant. (Jur / Black 2)

Se isto sucedesse a 30 anos atras, dir-se-ia que se tratava das consequencias do odioso sistema de Apartheid...

Mas agora, adivinhem... e consequencia do odioso sistema de "affirmative action"!

Percebe-se a diferenca?!

Eu nao.

Abdul Karim disse...

A danca comecou mesmo.

So nao sei se o sistema esta 'a beira do colapso, ou ja colapsou.

Que digam o mandela, o zuma, e o guebuza.

Milu disse...

Quando médicos e enfermeiros são capazes de ter um comportamento assim, então, está tudo perdido.

JOSÉ disse...

Rogando antecipadamente benevolencia ao Professor, uma vez que me desvio ligeiramente do tema,gostaria de colocar duas questões ao Sr. Viriato:

1 - Quais as medidas samorianas a que se refere? São aquelas que conduziram à guerra civil?

2 - Uma vez que se referiu ao Zimbabwe, pretendo saber se o regime de Mugabe tolera greves da função pública?

Finalmente, uma opinião pessoal: falar de colapso na África do Sul é um exagero!

V. Dias disse...

Sr. José,

O historiador, filosofo e sociólogo contemporâneo, Adam Schaff utilizou uma parábola para demonstrar a relatividade do conhecimento das coisas. Ele convidou para visitar uma floresta estudantes de uma universidade e no fim da visita, ele pediu para que cada um dos estudante presentes disesse o que é que tinha acabado de ver. Terminado as perguntas, ele explicou que o conhecimento sobre qualquer coisa depende do ângulo da visão de cada estudante, obviamente, este nunca pode ser igual.

Veio-me à memória esta parábola de Schaff para lhe explicar que o termo “colapso” depende do ângulo/ponto de vista, ou seja, de como cada um vê o cenário do diferendo sul-africano.

Indo além e mais fundo, o sistema já há muito entrou em colapso como, aliás, advoga o Karim. E porquê? Deixando de lado a descrição do texto face a atitude maléfica dos médicos, esta greve pode esconder tudo, mas não pode esconder o desaire das políticas letárgicas do ANC, que mais não fez do que sossegar aquilo que considero ser políticas basilares para a construção de uma nação eficaz, cito: emprego, educação, saúde, segurança social, habitação, e finalmente, a questão da terra! Portanto, o ANC não foi capaz de mexer com seriedade nessa áreas.

Não compreendo porque é que o José tem sempre o hábito de associar o governo de Samora à guerra civil no país. É verdade que não está impedido de o fazer, porém, peca por não estudar o mundo na época em que Samora subiu ao poder. Que me diga o José qual o sistema, na altura da guerra fria, era estável? É preciso compreender que Samora chega ao poder nunca época conturbada da história mundial. Aguerra civil de que tanto fala era inevitável. E a experiência mostra que, infelizmente, essa guerra foi necessária. Agora não lhe reconhecer reformas agrárias, justiça igualitária entre os moçambicanos (à moda do sistema, mas sempre funcionando de igual para todos), habitação (quem não a teve?), educação para todos e grátis, reforma agrária (não me vai dizer que Machel falhou, por amor de Deus!), a ideia de um Moçambique para todos, etc. isto não aconteceu com o ANC que, na visão de um sociólogo moçambicano, mal entrou no poder (tal e qual com a então ZANU-PF) se limitaram a manter tudo como estava. As reformas foram feitas a meia-gota. Resultado: a ferida rebentou às costuras. E não se engane: a coisa está feia. A xenofóbia, só para lhe lembrar, foi um aviso à navegação.

E mais: a FRELIMO encontrou uma "província" falida; o ANC encontrou um país próspero mas segregacionista. Fixe bem isso.

Relativamente a segunda pergunta. O José quer saber se o regime de Mugabe tolera a greve. Ora José!!! Tolerava até que se percebeu que as greves tinham uma “mão estranha, digo, externa”. No Zimbabwe antes da reforma não havia oposição. Todos estavam de acordos que fosse assim. Todos (entenda o todo como um todo mesmo), daí que o governo de Robert Mugabe decidiu, em prol da segurança das pessoas e do país em geral, suspender todo e qualquer tipo de greve. Mas isso não quer dizer que o Zimbabwe é um país anti-democratico. Claro, vai depender do ângulo de cada um!!!

Zicomo

JOSÉ disse...

Continuo sem saber quais as medidas samorianas que o Sr. Viriato aconselha para a África do Sul! Repressão? Ditadura?
Quanto ao Paraíso mugabiano, fiquei esclarecio, o regime não admite greves nem reivindicações.Mas o Sr. Viriato acrescenta um elemento novo, a estafada treta da "mão externa".

Há graves problemas na África do Sul, muitas coisas têm de ser reflectidas e analisadas, mas não há colapso nenhum, nem nada que se pareça, e a insinuação de que o Governo não fez nada e que nada mudou, enfim... nem vale a pena comentar.

V. Dias disse...

Pronto Sr. José,

Não leu o meu comentário ao todo. Não leu, aposto que não e é péssimo opinar, sem ler a opinião contrária. Por favor reeleia. O José pegou em alguns pontos do seu interesse e, zás, rematou "não há colapso nenhum". Sr. José!!! Não lhe fica bem.

Percurei nos Dicionários da Língua Portuguesa, incluindo o que está disponível "on-line", o termo "colapso" reflecte exactamente a situação actual da África do Sul.

Aconteceu o caso da xenofobia. Corolário: Dezenas de mortos, incluindo de irmãos nossos, irmãos Sr. José, mas para o Sr. José, meu caro "amigo" esta é uma "coisa" leviana! Sr. José!!! Isto não é o prenuncio do colapso? Sabe quais foram as causas da xenofobia? Ausência de políticas sérias e falta de interesse pelos problemas do "povão". Conheço a África do Sul, aqui é uma capa limpa com folhas sujas.

Sr. José, diga-me lá se esta greve não estará a levar a nação sul-africana à ruina? Sr. José, mal terminou o mundial de futebol a greve voltou à tona. E ainda diz, o José, e bem: "há problemas que devem ser corrigidos". Gostei. E pode me dizer quem os causou? Pode? Sr. José!!!

Sr. José meu caro, uma greve que acontece em Moçambique(por exemplo) não têm a mesma repercussão com a greve na África do Sul. Isto não lhe diz nada! O José vai me dizer que o que está por detrás das reivindicações na África do Sul é o problema salarial, pois para mim não, muito longe disso.

Sr. José, eu lhe disse que no Zimbabwe não havia oposição. Isto é um facto meu caro "amigo". Não havia. Pronto. O MDM é um braço do Ocidente, claro, dos dissidentes zimbabweanos no estrangeiros também. O José acha que actualmente o Zimbabwe está em condições de admitir greve? Existe espaço para greve no Zimbabwe? Por amor de Deus, José, acho que o José esta equivocado. Completamente.

A greve no Zimbabwe sempre houve e com Mugabe no poder. Cabe a si investigar porque é que cessou.

Mas não é sobre Mugabe que quero falar. Me pergunta com veemenência que medidas samorianas são essas que a África do Sul não tomou? Sabe José, Samora pode ter mil defeitos, ter desgraçado pessoas, famílias, etc, mas colocou este país nos carriz e mais: denunciou os corruptos, estes que agora temos como nossos representantes. Evitou o mal. Definiu quem são os moçambicanos e o que é Moçambique. Isto, parecendo que não, caro José, é importante. Os problema de Samora são conjunturais e devem ser vistos assim: conjunturalmente.

O que ouve da Guiné-Bissau, Somália, Zimbabwe, etc., o José não ouve de Moçambqiue. Aqui não temos problemas culturais de fundo, nem de identidade, nem de arruaça social, os nosso problemas são estruturais que com o tempo e o fim dos corruptos acabam. Pode crer.

Para terminar, Sr. José pode me explicar porque é que sai sempre à defesa da África do Sul??? Posso perceber? Sabe, esse Samora que o José diz mal salvou esse país do apartheid. Libertou aquele que agora é hoje herói dos "indomáveis". Fazer o quê, quando não se gosta até o mel é azedo.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Agora eu fiquei com uma duvida,

O sistem colapsar 'e o que ?

Sera 1.000.000 de mortos e o pais completamente destruido ? tem que acontecer assim, para os teimosos entenderem que o sistema colapsou ?

Ou sera isto que ja esta acontecer ? em que morrem inocentes porque outros inocentes querem viver ? e 3 teimosos africanos mulherengos e curruptos nao querem entender ?

A questao continua para mandela, zuma e guebuza.

V. Dias disse...

Karim,

Lúcido comentário.

Estas a revelar-te uma lente, ou será que eu é que comecei a "enxergar" só agora? Parabéns.

Para finalizar, eu também gostaria de saber o que é que Mandela estava a fazer naquele jantar com Taylor? Ah, a nossa Graça Machel também esteve lá.

Eu até já sei como vou morrer, porque não me calo de querer descobrir a verdade. Diz lá Karim, diamantes que foram parar num homem de confiança do Nobel.

Eu prefiro pôr a mão no fogo por um ditador (Mugabe) do que num santo que mundo inteiro admira.

Paciência, este mundo é mesmo assim: não se soube na política sem cometer (hum, me calo).

Zicomo

Gata disse...

Julgo que não é exagero afirmar que estamos perante um colapso na Africa do Sul, há varios vestigios de que as coisas não andam bem e faz tempo... infelizmente agora começaram os "desabafos" e só Deus sabe o que dará. E cá caminhamos para esse lado, é que há um dia em que o "zé povinho" se cansa das estratégias que em nada ajudam as massas.

Abdul Karim disse...

Viriato,

Todo o sistema colapsou, as fundacoes dependem de doacoes e nao devia de ser assim,

As fundacoes devem ter fontes de rendimento transparentes, para evitar que dinheiro sujo circule em nome da pobreza.

Devem acabar com esses peditorios com diamantes por baixo da mesa, e criminosos jantando em companhia de celebridades, beldades e feiosas,

Devem compreender que a pobreza nao 'e um problema de falta de dinheiro, mas SIM, de dinheiro que 'e roubado dos pobres para luxurias de maus caracters,

O problema nao reside nos pobres ou na sua atitude, o problema reside nos lideres e politicos corruptos, que bloquam as vias de acesso ao capital destinado aos pobres para a sua sobrevivencia e crescimento saudavel.

JOSÉ disse...

E muito dificil argumentar quando se parte de percepcoes erradas.Nao e verdade que eu defendo sempre a Africa do Sul como nao e verdade que eu falo mal de Samora. E esse e o problema que eu tenho, quando sou rotulado desta maneira mata-se logo qualquer argumento.
Tentamos falar aqui do problema da greve, apenas, todos os outros detalhes, embora possam ser importantes, sao irrelevantes para o tema da postagem. Acho estranha a postura do Sr. Viriato, pois no Pais onde se encontra as greves sao frequentes, embora sem esta violencia, assim como em todas as democracias, e nao e por isso que os Estados sao postos em causa.
A greve na Africa do Sul e um direito dos trabalhadores e neste caso alguns dos grevistas ate teem razao nas suas reivindicacoes, so o que e inadmissivel e a violencia e a intimidacao.Todos os Partidos, no Governo e na Oposicao, condenaram a violencia. Poucos medicos aderiram a greve e algumas enfermeiras estao nos seus postos, ajudadas por pessoal militar e voluntarios da sociedade civil. Evidentemente que esta greve tem reflexos negativos para a sociedade e para a economia, isso nao e novidade.
O termo "colapso" e muito subjectivo, respeito a opiniao das pessoas e reconheco que nao sou o dono da verdade, ao contrario de muitos que se julgam infaliveis, mas a minha vivencia no terreno nao me leva a essa conclusao.Tanto Mocambique como o Zimbabwe tambem se diz que estao no colapso, o que pode nao ser verdade, depende das definicoes e dos termos de referencia.A Africa do Sul tem problemas graves mas eu nao acredito que esteja no colapso.
A explicacao do Sr. Viriato sobre a xenofobia e demasiado simplista e eu estou a vontade neste assunto porque convivo diariamente e trabalho directamente com estrangeiros.
Por ultimo, mais uma vez afirmando que respeito todas as opinioes desde que tambem respeitem as minhas, quero afirmar que nao posso de modo algum concordar que foi Samora quem salvou a Africa do Sul do aprtheid. A queda do "apartheid" deve-se a varios factores, incluindo a pressao de muitas pessoas em todo o Mundo e a luta do Povo sul-africano unido nesse proposito.

Abdul Karim disse...

Faco votos que o Jose tenha Razao,

Mas nao pago pra ver.

ricardo disse...

Volto a repetir. Um espirro em Pretoria provocara uma pandemia de gripe em Maputo.

E tempo de levantarmos a nossa ancora e navegarmos para aguas profundas. Sr. Presidente GUEBUZA, faca as pazes com o Malawi, e permita-lhes o porto interior. No fundo, ate a Zambezia e o Niassa disso beneficiarao. E V.Excia sera eternamente reconhecido por la. De Metangula, ou de Milange ha muitas maneiras de evitar amarrar a vida de uma Nacao ao corredor de Nacala. Nao vale a pena. E os malawianos, congoleses e zambianos agradecem. Porque a vacina para nos imunizar do VIRUS RSA esta no hinterland e nao na costa.

Mais, a COMESA esta ali muito por perto. E ela nao e um MITO e uma REALIDADE inquestionavel.

Ja a SADC...

JOSÉ disse...

Karim, nao e importante para mim eu ter razao em qualquer argumento ou debate, apenas emiti uma opiniao.Vamos torcer para que eu tenha razao, porque se a Africa do Sul estiver no colapso, acredita que nao sao so os sul-africanos que irao sofrer.

V.Dias disse...

Caro Sr. José,

Nao se sinta excluido. Ninguem aqui lhe excluiu. Ninguem se rotulou a si de sabio. Fico feliz que tenha entendido a parabola de Adam Schaff, embora tardiamente.

Reveja a Revista Tempo e os dicursos de Samora o quanto o nosso presidente lutou contra o Apartheid, um sistema que ate os EUA e seus aliados apoiavam de qualquer jeito. E uma das causas tem a ver com isso.

As greves em Portugal desestabilizaram o pais. Vivo la e nao tenho receio de lhe dizer que a situacao nao é nada boa. Nao diria que é um caos, porque as graves nao se traduzem em violencia como acontece na RAS. Isso sim, é colapso.

Sr. José, o que me vai explicar sobre a xenofobia seria uma tese nova e eu quero vou querer ler, seguramente. Mas ao faze-lo tenha muito cuidado, porque esse assunto é sensivel e a cicatriz ainda nao cessou?

Faço votos para que a situacao na RAS esteja estavel o que nao me parece possivel. Garanto-lhe, coisa boa nao vem ai...

Boa noite.

Zicomo

umBhalane disse...

A RSA NUNCA vai colapsar.

Nós, os leões indomáveis, NUNCA deixaremos que isso aconteça.

NUNCA - custe o que custar.

Se preciso for, a III guerra mundial.

Fui claro, ou é preciso traduzir.

V. Dias disse...

Sim mr. umBhalane, foi muito claro(nítido) na sua explicação, somente para quem alguma vez teve dúvida disso. Mas não eu, nunca me enganei com os "indomáveis", quem eles são, onde estão, o que fazem, o que pretendem, pois cresci com alguns deles, em casa, desde os meus 0,5, lá em Tete. Juro. Sou capaz de o descobrir só com o cheiro do latim.

Ninguém me dá baile" disse Nicolau Brayner. Pois, a mim também ninguém me dá baile! Já viu essa peça na tela da SIC (passa a publicidade). "Aqui não há quem viva" é o nome da peça.

Agora surgiu um novo surto: "Se a África do Sul entrar em colapso agente vai junto". Por amor de Deus, a África do Sul já entrou em colpaso (está no nível amarelo), mas Moçambique continua em pé. O Zimbabwe entrou há 10 anos, por culpa dos "indomáveis" e o país se mantém em pé. O Malawi idem, cá estamos. Os colonialaistas portugueses diziam a mesma coisa, enganaram-se.

Lembro-me duma cena que aconteceu nas vésperas da saída de Chissano da PR. Não sei porque razão a África do Sul teria inibido a Moçambicanos de irem fazer compras naquele país. Chissano homem mui sábio disse o seguinte: " não é isso que vai matar o nosso país".

De facto, houve greve de que há memória em Komatiport (perdoe-me a grafia) justamente porque o poder de compra começou a cair drasticamente. O governo central sul-africano teve que reagir, a decisão foi recuada. Nessa altura Chokwe (cemitérios de planos estratégicos) começou a reagir, positivamente.

Nenhum Estado, por maior que ele seja, vive isolado do mundo. A China é hoje o maior credor dos EUA, quem diria!!!!

Zicomo

PS: TERMINO POR AQUI.

Abdul Karim disse...

Exacto, Jose,

Se a RSA tomba, podes crer que tomba toda SADC,

Mas isso, o mandela, o zuma e o guebuza nao querem ouvir e nem querem saber,

Esse 'e que 'e o problema.

Anónimo disse...

Acredito que se a RSA colapsar,terá um impacto negativo em toda a região,especialmente na Suazilândia, Lesotho e em Moçambique. Muitos Moçambicanos acreditam nisto.
A RSA atravessa uma fase com alguns problemas relativamente à governação do país, mas nada que não se resolva.
Mário