29 julho 2010

Dominação e direcção: luta política na Beira (2)

Vamos ao segundo número da série, com uma breve introdução teórica.
A gestão política pode fazer-se através de dois tipos de capital: o capital de dominação e o capital directivo.
O que entendo por capital de dominação? É  o conjunto de procedimentos que concernem à coerção física directa.
O que entendo por capital directivo? É o conjunto de procedimentos destinados a obter a adesão e/ou o amorfismo político dos cidadãos.
Quanto maior for o investimento nos aparelhos repressivos e na repressão, mais alta será a a composição orgânica da política e menor, portanto, a taxa de lucro político, quer dizer, menor a legitimidade de quem gere o Estado ou aspira a fazê-lo.
(continua)

2 comentários:

Reflectindo disse...

Julgo ser algo para seguir, conhecimento da maioria dos mocambicanos e para uma reflexão profunda.

Só para ver: aqui está a carta de Adelino Buque (da Frelimo e assume na sua carta) e as reaccões dos leitores.

O que não entendo é como certos compatriotas explicita ou implicitamente assumem como a decisão do tribunal é ilegal e a ursupacão do património do Estado por um partido por mais que seja partidão, ser um crime, mas acusam em:

a) Daviz recusar cumprir a tal decisão. Essas pessoas ainda não disseram se a CRM preconiza que temos que cumprir decisões ilegais sejam elas de quem for. Do nosso conhecimento, o CMCB recorreu ao Tribunal Superior.

b) que acusam a Daviz de manipular os beirenses como se os residentes daquela cidade fossem criancas ou tivessem mentalidade infantil.

c) que falam a toa de Estado de Direito, pois que negam em debater sobre esse conceito. Não seria bom que todos nós soubessemos o significado de Estado de Direito?

umBhalane disse...

Chover nas cheias!