25 abril 2010

Ciências sociais e verdade (1)


Há muitos anos que me interrogo sobre ciência e verdade, especialmente sobre as chamadas "ciências sociais" e a sua exigência de verdade. Cartun encontrado aqui.
(continua)

5 comentários:

Abdul Karim disse...

Testando novos fusiveis.......................

Testando neuronios reparados............

Em Test Drive.....................................

Professor,

Se nas ciencias sociais nao houver verdade, nao vao poder ser defenidos com exactidao os problemas sociais, e dai , o perigo de uma convulsao ou explosao social de inimaginaveis consequencias derivadas de nao defenicao com exactidao do problema social, e consequentemente a aplicacao de possiveis solucoes erradas, e fora do tempo real.

Resultado dos novos fusiveis.........? por favor.......?

......................aguardando relatorios......................

ricardo disse...

Depende. Quando as verdades sao absolutas, nao ha como nao dizer que, se fosse pelas ciencias sociais, a teoria da relatividade nao passaria de uma grande mentira...

Felizmente nunca foi.

Abdul Karim disse...

No nosso caso a aplicacao da teoria da relatividade reside na nossa habilidade de gerar socucoes e aplica-las, em tempo real.

Se acharem que se deve esperar que a relatividade por si so resolva o problema da relacao, entao tudo bem comigo, afinal acho que o meu verdadeiro trabalho ate ja esta Gracas a ALLAH concluido.

Espero agora ver a accao dos demais fieis e virtuosos.

Continuo a querer voar rapido, a agilidade nas accoes 'e uma das minhas caracteristicas e limitacao tambem.

Anónimo disse...

É 25 de Abril e ninguém diz nada?

V. Dias disse...

Bom tema sobre a qual sei pouco. São dúvidas que também enchem a minha cabeça. Pode continuar com o tema, mais umas pinceladas não seriam nada mal.

Zicomo

PS: Karim, até amanhã. Tenho de organizar os papéis do inquérito que andei a fazer. Um dos graves problemas que encontrei no terreno é a convivência difícil que o resto das pessoas tem com os ciganos. Sabes me dizer a origem dos ciganos?

2. Não há casos de moçambicanos "ambulantes", ou seja, pedintes. Mesmo a nível das cadeias, somente casos isolados de compatriotas nossos envolvidos em crimes. É quase ZERO.

3. Poucos ou raro os casos de moçambicanos que "visitam" os serviços sociais / assistência para pedir ajudas, portanto, junto às Cáritas.

4. Nenhum moçambicano beneficia-se de rendimento social, o que quer dizer que todos que estão no Concelho de Évora tem uma ocupação, pelo menos assim revelam os dados.

5. Dos moçambicanos que já inquiri todos desejam voltar à pátria. Amanhã o trabalho de pesquisa continua. Amanhã se tiveres curiosidade aqui estarei com mais dados. Tenho que sair.

Zicomo