14 novembro 2015

Atenção aos rumores

O "Les Décodeurs" do "Le Monde" produziu os seguintes conselhos a propósito da tragédia ontem ocorrida em Paris, cuja utilidade pode ser transnacional em momentos de crise e pânico [tradução livre minha, CS]:
"* Parta do princípio de que uma informação dada na web por um desconhecido é à partida mais falsa do que verdadeira.
* Confie nos mídia reconhecidos, nos jornalistas identificados e conhecidos. E não considere que isso é suficiente para tornar real a sua informação. Em situações de crise como esta, a informação flui muito rapidamente, podendo depois revelar-se errada. É melhor esperar que vários meios de comunicação reportem o mesmo facto para considerá-lo como estabelecido.
* Uma foto nunca é uma prova em si, especialmente quando provém de uma conta desconhecida. Ela pode ser antiga, mostrar algo diferente do que é dito, ou ser manipulada.
* Um princípio básico a fixar: se vários meios de comunicação confiáveis dão a mesma informação, ela tem boas chances de ser provada.
* Cuidado também com as informações de ansiedade (do género “não tome o metrô, um amigo disse a uma amiga que a polícia esperava mais ataques", uma mensagem que circula aparentemente desde sábado de manhã) que pode receber via SMS, mensagens de pessoas ligadas a nós, etc., e que frequentemente mostram ser rumores disseminados gradualmente sem base real." [Aqui]

Sem comentários: