20 março 2014

Quem foi o samurai?

Há tempos, alguém teve a infeliz ideia de atribuir à nossa equipa feminina de basquetebol o título de "samurais". O título ficou, um título absoluta e pluralmente horrível: samurais eram machos, conservadores, capazes de suicídio e hábeis no manejo das "katanas". Quem foi o samurai moçambicano que teve a infeliz ideia de semelhante título? Alguém sabe responder? E por que aceitamos tão samurai coisa?

2 comentários:

Plataforma do Olho do Cidadão disse...

Professor, do lado mais académico, o debate começaria talvez pela seguinte questão: Porquê a selecção nacional tem alcunha de "Samurai"?

nachingweya disse...

O nome "samurai" significa, em japonês, "aquele que serve". Os seus principais valores: disciplina, lealdade e honra. (caracteristicas que se esperam de um desempenho desportivo positivo)
Não gosto do estrangeirismo e acredito numa melhor alcunha para a selecção nacional feminina de basquetebol.
No entanto detesto ainda mais a designação "Mambas" para a selecção nacional de futebol. Mamba, cobra, único animal que, segundo a biblia sagrada, Deus instruiu expressamente o Homem para que lhe pisasse a cabeça assim que a encontrasse. Cobra esse rastejante normalmente traiçoeiro nao fica nada bem numa selecção que desejaria vertical.