13 março 2014

Sobre alas partidárias

Uma hipótese, atinente aos partidos políticos. Existem três tipos de militantes: os abúlicos, os defensores do uno e os defensores do múltiplo.
Como se comportam os abúlicos? Comportam-se não falando, mas, chegado o momento decisional, aplaudem os mais convincentes e populistas oradores à Demóstenes.
Como se comportam os defensores do uno? Comportam-se vituperando quem pensa de forma diferente e quem tem modelos de gestão social diferentes da cartilha conservadora. Para eles, só existe uma ala: a deles.
Como se comportam os defensores do múltiplo? Comportam-se exigindo que o social seja visto, analisado e reorientado de forma diferente da cartilha conservadora. Para eles, um partido é um conjunto de alas criadoras.
Mais três hipóteses: 1. um partido é tão mais rico quanto menos abúlicos tiver e mais defensores do múltiplo promover; 2. nenhum partido sobrevive, a longo prazo, congelado na rotina e na crença de que todos devem pensar da mesma maneira; 3. A cissiparidade política é produto não da defesa do múltiplo, mas da defesa do uno.

Sem comentários: