![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTIj_AvscQWBFOOfj6j5991zWg47_JdCaALSrXavX9FWM37yZWW8Yn-oG9gSTEV9jcChZyL2o9glIVeEl1TKUjQM67sA-YE1w_pkRiX0sj6XvXUhz-qKiU7wkqwotPq4CA7SsN/s200/lara.jpg)
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Começa assim: semeamos o vento, adubamo-lo com a nossa tiránica postura em busca da obediência nacional a que chamamos unidade e depois, naturalmente, colhemos tempestades.
Se a China e a Rússia continuarem a deixar pode ser que a NATO julgue oportuno ajudar a população civil de Cabinda no seu projecto de auto determinação.
PS.: A propósito, como vai a revisão da nossa Constituição? Lambuzados com o efeito dos jogos africanos e atentos às intercalares pode ser que andemos distraidos no essencial.
Nos textos oficiais tutelados por Luanda a Unita aparece como operador de serviço. Regimes mal com aceitação popular nunca aceitam que o povo possa estar carente de nundanças, procuram sempre operadores exteriores.
Feliz ou infelizmente o poder é um vício, quanto mais temos mais queremos e acaba enloquecendo as pessoas que fazem o seu uso.
Lili
"...nas coisas do poder político quem não liberta a sociedade, com transparência e responsabilidade, amarra-se a si próprio ao comboio da hecatombe".
Faço minhas as palavras de Marcolino Moco.
Zicomo
O que vemos acontecer em Angola nos tempos recentes e o que nos sucedera daqui a 5 anos. Aliados Naturais. Uma Genese Comum. Mas as fissuras existem sempre. Uma familia real (heroica nas escrita de Pepetela) tambem. E nao ha realeza, sem entourage. Por sinal, muito abastada. Finalmente, ha um Cerberos sob a cabeca dos plebeus que e uma TROIKA: O MPLA que determina, O Ministerio da Informacao que doutrina, e a Comunidade de Servicos de Inteligencia (Presidencia, FAA e Ministerio do Interior), que executam eficientemente. Tao eficientes, que ate parece que nao sao de Angola. E um insulto a nossa inteligencia acompanhar um telejornal de ambas TPAs. Por exemplo, quando se comemorou o dia da cidade do Huambo, apareceram alguns locais a repetirem o mesmo slogan " nao somos tribalistas, gostamos do Governo e do Partido (MPLA), os jovens nao devem se manifestar, porque o pais nao precisa de agitadores...". E porque usar a media para amplificar isto? Qual e o receio dos governantes de Angola? Mas a guerra contra a UNITA nao acabou em 2001 com a morte de Savimbi? Parece que nao...
Um governante angolano falou mesmo num plano "diabólico"...Reis não há apenas na Swaziland, reis não gostam de protestos...
Conhecemos bué a JEScracia.
Enviar um comentário