10 setembro 2011

Série Tete em fotografia (27) - Chifunde

Prosseguindo esta série fotográfica sobre Tete, da autoria do jurista e ambientalista Carlos Serra Jr, agora com registos do distrito de Chifunde, baseados no dia-a-dia com pessoas e coisas. Se quiser ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato.
(continua)

5 comentários:

Muna disse...

Como se eu estivesse lá, a trepar o embondeiro e a caçar...

Zicomo

Salvador Langa disse...

Árvore clássica de Tete.

Xiluva/SARA disse...

Embondeiro é vida em muitas coisas.

Anónimo disse...

O imponente Embondeiro!

O PR Guebuza mandou plantar um Embondeiro em Chilembene, terra de Samora, pretendendo assim simbolizar a grandeza do Homem!

Mas, vai ser sempre um Embondeiro raquítico, que não vai dignificar Samora, pois este gigante exige condições de solo, temperatura, horas de luz, etc., que Chilembene não têm!

Teria sido mais conseguido optar uma figueira: uma das majestosas e milenárias figueiras da Bíblia.

nachingweya disse...

Caro Sr Anónimo

Soa até deslocado dizer 'Samora, o embondeiro de Chilembene'.
'Samora, o embondeiro' afigura-se bem mais eloquente.

O paradoxo, acredito, é tentarmos 'aquartelar' Samora em Chilembene ao mesmo tempo que o pulverizamos em estatuinhas que, somadas numa só, na Praça da Independência da capital do país, seria o símbolo real da Independência e da Unidade Nacional. No projecto de Samora, Moçambique não é um conjunto de 11 províncias e 128 distritos assimétricos, Moçambique é um País administrativamente dividido em 11 províncias e 128 distritos com iguais oportunidades e diferentes potencialidades.

A felicidade é que Samora sempre se impõe às nossas representações de Samora!