17 junho 2011

Capa do "Savana" de 17/06/2011

Logo que oportuno inicio aqui a publicação do habitual Dossier Savana, edição de 17/06/2011. Amanhã deverei inserir, destacado, o não menos habitual "À hora do fecho" do jornal. E prosseguirei o dossier de 03/06/2011. Se quiser ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato.
Adenda às 16:08: Sobre a foto abaixo e para um pouco de humor, recorde esta minha postagem de 2007 aqui:

14 comentários:

ricardo disse...

Mocambique continuara a ser um dos poucos PALOP que nunca teve um quadro superior no cargo de PR em 37 anos de independencia. E pelos vistos, a tendencia e cada vez mais regressiva.

Cada vez mais, a politica domestica e feita a martelada. Ja que nos decanos da oposicao, temos o supra-sumo das picaretadas. Alguma coisa devera ser feita. E inadmissivel que um PAIS DE JOVENS continue a ser dirigido por uma gerontocracia!

Anónimo disse...

PROF.
Se isto for verdade o povo maravilhoso nao sei para onde irá.
Será que n´~ao dá pôr lá de uma vez por todas a mamã GRAÇA????
Qual é o medo???
Porque os antigos Combatentes não vão cuidar das suas QUINTAS que já são imensas???
Porque será???????
Mário Lithuri

Anónimo disse...

Ou seja: FRELIMO prepara-se para mudar de Maestro ... e continuar a dar-nos a mesma música.

Incompreensível a desmedida ânsia de poder desse batalhão de antigos dirigentes da FRENTE ... que já hoje usufruem de douradas reformas.

Precisamos duma Lei que condicione a idade de acesso ao lugar de PR. Ex: idade da reforma (65 anos) - nº de anos do mandato (4) = 61 anos, idade máxima para candidatura a PR.

Em suma: ATAVISMO!

Salvador Langa disse...

Nada disso, jamais será ele. Mas o mais engraçado é estar-se já a falar sem parar de sucessor de Guebuza remetendo para o nada outros sectores políticos e nós a mastigar a chuinga que alguns enviam de borla.

Nelson disse...

Chipande seria uma péssima escolha, infelizmente não conheço os critérios do tal "consenso"

Anónimo disse...

ainda bem q depois do chao n se passsa! Que desastre!

Anónimo disse...

Oh Ricardo, se um candidato jovem for da geração 8 de Março, dispenso...

Anónimo disse...

Caro Professor, é caso para dizer que tem dotes de PRENOMINAÇÃO! Fantástico! .... e depois, Congresso em Cabo Delgado ....

Anónimo disse...

Um quadro superior é um intelectual?

Anónimo disse...

Intelectual: "pessoa de cultura e de gosto pelas coisas do espírito.", donde,

um quadro superior, com intelecto (faculdade de compreender) não é, necessariamente, um intelectual.

ricardo disse...

Certamente, e um intelectual, o dono deste Blogue. Portanto, eles existem! Ou nao acha?! Havera algum complexo de inferiodade em admitir que devemos mudar o paradigma, tal como ja o fizeram Angola, Cabo-Verde e Sao-Tome e Principe?

Possivelmente, o sr. Anonimo, acostumou-se a ver uns srs. na TV com galoes de doutor a dizerem asneiras de pasmar mortos (como aqueles que foram a TIM desculpar as asneiras dos 35 anos de independencia) e entao estabeleceu o seu paradigma. Sucede porem que ja me fartei de ouvir licenciados da Luta Armada a lancarem campanhas nacionais apelando a cada mocambicano para matar 30 moscas por dia, em prol do saneamento basico da Populacao. Mandarem tirar camisas a pacatos cidadaos na via publica para nao apoiarem a oposicao. Enfiarem pessoas em avioes de carga e descarrega-las no mato para construirem novas cidades. Afixarem fotos de reaccionarios a entrada das fabricas, lojas e funcao publica para serem humilhados pelos colegas de trabalho. E tantas e tantas obras-primas, que hoje primam pela sofisticacao das palavras dos intelectuais de algibeira a mando do grande Capital. E um Congresso de novos "apparatchick" ululantes a aplaudir estas "sui-generis" solucoes de governacao!

E preciso dizer. Para PR e PM so quadros superiores e que la deveriam ir. Se sao intelectuais ou tecnocratas, o seu percurso politico o clarificara.

Se as empresas, os ministerios, os institutos, as universidades sao encabecadas por quadros superiores, por que RAIO um pais, que e muito mais que uma empresa, nao devera tambem ser dirigido por alguem que consiga interpretar perfeitamente o que lhe diz um doador ou adversario politico, sem depender de consultores e conselheiros estrangeiros para lhe traduzirem "as figurinhas" em letras maiusculas?

Voce acha que seria possivel desculpar um tecnico superior por homologar Leis, tomar decisoes Inconstitucionais?!

Nunca.

Mas nao o sendo, culpa-se os assessores...

E muito facil governar assim, nao e?!

Anónimo disse...

Caro Ricardo, estou plenamente de acordo com os argumentos que usou.

Se para professor de ensino secundário vai passar-se, e bem, e exigir bacharelato, para PR, faz todo o sentido a exigência de formação superior, e, acrescentaria, limite de idade: idade de reforma menos anos do mandato a que se candidata!

ricardo disse...

Ora, mas isso seria muito facil para eles. Bastaria aumentar a idade da reforma, como vemos acontecer em muitas partes do mundo...

Ja com o canudo, seria irrefutavel. Nem como "honoris causa" la chegariam.

Anónimo disse...

Ainda não é Presidente mas o filho já está com os diamantes:

"O que poderão ter em comum o treinador de futebol Carlos Queiroz, o filho do general que disparou o primeiro tiro contra os portugueses na luta pela libertação nacional e o presidente da Federação de Futebol de Moçambique? A resposta está no Boletim da República de Moçambique de 18 de Abril de 2011.
No jornal oficial desta data consta o registo de uma empresa com escritura assinada a 14 de Fevereiro deste ano e que se chama Niassalândia Lda. E que tem, como únicos sócios, Carlos Manuel Brito Leal Queiroz, Jorge Manuel Oliveira da Silva, Alberto Joaquim Chipande Júnior – filho do general Chipande – e a sociedade RIL-Rex Investimentos Lda, pertencente a Fezal Sidat, presidente da federação moçambicana de futebol.
A Niassalândia, além de pretender actuar na indústria de madeiras, tem em vista «a exploração de actividade mineiras, prospecção e pesquisa geológica, compra e venda de recursos minerais preciosos e semipreciosos, gemas, esmeraldas, rubis, turmalinas, ouro e todos os outros tipos de pedras e minerais e abertura de uma fábrica de processamento destes materiais», segundo o Boletim da República."

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=22015