10 maio 2011

O que provocou ou quem provocou?

Em meio a chuvas intensas e pânico, uma árvore caiu no quintal da casa do presidente do Tribunal Supremo da Nigéria, matando a esposa e ferindo-o. Um jornal nigeriano observou que o acidente foi classificado como estranho. Aqui, aqui, aqui e aqui. No caso de precisar de traduzir, faça-o aqui.
Enquadramento: Para recuperar um tema sobre o qual tenho escrito muito, existem duas maneiras de fazer perguntas em relação a este triste acidente: uma é formulável assim - o que é que provocou a queda da árvore? A outra é formulável assim - quem é que provocou a queda da árvore? Fenómeno natural ou fenómeno de origem mágica, fenómeno provocado por causas climático-geológicas ou fenómeno originado pela mágica acção de um feiticeiro ou de um mau espírito. Finalmente: a estranheza referida na notícia é ampliada por se tratar da esposa do presidente do Supremo.
Adenda às 15:29: parte final da notícia com o título "Acidente estranho na Nigéria" no "Notícias" digital de hoje: "Este acidente estranho fez manchete na maioria dos jornais nigerianos de ontem, com várias interpretações, incluindo de carácter tradicional (bruxaria e feitiço) e científico."

4 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Mania esta de pensar que tudo é provocado por feitiços...

BMatsombe disse...

O moinho de vento da nos uma sociedade com senhor feudal, o motor a vapor da nos...O velho Marx escreveu isso. Alguem sabe aplicar?

ricardo disse...

De novo, o Papao Nigeriano. Boguey, boguey, zombie, zombie...

Carlos Serra disse...

A vida e sua imensa variedade explicativa.