26 maio 2011

Situação Mundial das Mães 2011

Lendo o relatório de 46 páginas intitulado Situação Mundial das Mães 2011 da Save the Children, produto de um estudo em 164 países, ficamos a saber que a Noruega (esperança de vida de 83 anos para as mulheres) é o melhor país para se ser mãe e o Afeganistão (esperança de vida de 45 anos para as mulheres) o pior. Bem à frente de muitos países, o primeiro do Sul, em 12.° lugar, ficou Cuba. O nosso país foi colocado em 79.°  lugar. Oito dos dez piores países para se ser mãe encontram-se na África subsariana. O relatório apresenta ainda outros índices, como o das raparigas e das crianças. Aqui. Para traduzir, aqui.
Comentário: este é um relatório que merece, quanto a mim, ser amplamente discutido. Sem dúvida que a excelente posição de Cuba também merece discussão.

5 comentários:

Anónimo disse...

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/05/afeganistao-e-o-pior-pais-para-as-maes-e-a-noruega-o-melhor-estudo.html

Salvador Langa disse...

Ora aqui está então Cuba não é aquela pobre terra esmagada pelos americanos onde os direitos humanos emigraram? E então afinal é lá onde as mães podem ter os filhos com dignidade? A história é mesmo uma grande complicação.

izumoussufo disse...

Ok é de elogiar mas se um tipo quiser mandar umas bocas políticas diferentes vai ver o sol aos quadradinhos.

ricardo disse...

Os tres pilares do Estado socialista cubano: Educacao universal e gratuita ate a universidade. Assistencia medica social e gratuita. E seguranca social universal e garantida para toda a populacao.

Sem duvida, trata-se de um paraiso estatistico!

Todavia, quando analisamos Cuba com acuidade, ai ja percebemos que:

A Educacao fora de Havana, nao e tao boa quanto se diz nos relatorios. E que a Saude nao e tao excelente para todos os cubanos. E que finalmente, o valor do salario nao e compensatorio. Porque afinal, e muito relativo ter-se uma universidade tecnologica, sem computadores. Ter uma escola de cinema e artes, sem energia electrica. E por ai em diante. Ter assistencia medica, mas nao haver medicamentos no posto de saude. Ter um medico disponivel, mas obrigar-se o doente a levar lencois e pijama de casa. E tambem, ganhar 40 chavitos/mes, que mal da para comprar una botilla de rum, e pensar no futuro.

Portanto, em Cuba, tudo e relativo.

Embora, ha que reconhece-lo, estao em Cuba os melhores hospitais e medicos de toda as Americas, que os milionarios do EUA consultam regularmente com passaportes falsos. Algumas das melhores universidades do mundo, com professores dos mais fino quilate. E inclusive, reformas douradas para muitos membros do CDR e outro aparato governamental.

Tal como era na Libia, afinal.

Xiluva/SARA disse...

Que em todo o mundo saibamos respeitar a maternidade!!!!!!