Atacando das maçãs ao feijão, um insecto tido como possuindo um apetite voraz está a causar estragos graves nas culturas dos Estados Unidos. Mas não é esta triste notícia que me interessa aqui, é antes a maneira como está a ser veiculada: o invasor é asiático, o território atacado é americano. Pragas insectívoras asiáticas invadem os Estados Unidos desde 1997 - sustenta-se. Comentaristas há que vão à Bíblia para explicar a origem e o perigo da praga. Aqui, aqui, aqui e aqui. Um bloguista chega mesmo a defender a teoria da conspiração por parte da "elite" para reduzir a população americana. Aqui. Para traduzir, aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Pois é, o grande perigo "amarelo". até China se tornar maior potencial económica, vão surgir mais histórias de "invasões".
Enviar um comentário