Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
O que e certo e que hoje, em Cuba, a vida ja nao e tao boa quanto foi no tempo do Pacto de Varsovia, onde, realmente, se vivia num estado social modelo, subsidiado pelas exportacoes de sobrevalorizadas de Acucar.
E mesmo a proposito, decorre mais um congresso do Partido Comunista de Cuba, cujo ponto de agenda, UNICO, e a economia da Ilha. Ha tres questoes que dominarao as discussoes. A sucessao oficial de Fidel. O fim do estado social. E o renascimento da propriedade privada. Na practica, sao coisas que de alguma maneira estao ja em curso na Ilha. Sobre abertura politica, NEM UMA PALAVRA. Eu acredito que o modelo chines foi definitivamente adoptado por Havana.
Nao resisto a tentacao de transcrever isto:
http://ultimosegundo.ig.com.br/especialcuba/raul+castro+defende+limite+de+10+anos+em+cargos+publicos+de+cuba/n1300079877463.html
Sera que os nossos Apparatchick estao atentos a isto?!
Enviar um comentário