Cartun de Zapiro (buffoons=bufões) no Mail@Guardianonline sul-africano, aqui. Sobre Julius Malema (à esquerda no cartun) e a canção "Shoot the boer", aqui. Para traduzir, aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Esse cartunista e um irresponsavel. Quer ele sugerir que as cancoes de Malema ainda nao mataram ninguem na RSA?
Pois saiba ele que existe uma causa-efeito entre o ambiente criminal, ideologicamente criado por essas cancoes e a agressividade policial. Afinal, estivessem eles numa sociedade pacifica, a Policia seria naturalmente pacificadora. Mas atreva-se ela a se-lo para o lumpen local para ver o que lhe ira acontecer.
O melhor exemplo que poderia dar sobre o poder da propaganda e a demagogia inflamadas e a Radio 1000 Colines em Kigali durante o fatidico ano 1994. Nao foi por acaso que vimos a ser condenados anos depois em Arusha um simples locutor de radio e ate um padre!
Ora adivinhem porque...
Enviar um comentário