De uma crónica de Noé Nhantumbo no "Diário da Zambézia" de hoje: "O posicionamento permanente em favor de regimes autocráticos tem sido a divisa da União Africana. Quando já se apresenta inviável continuar a apoiar tais regimes recorrem a uma fórmula anti-democrática de GUN (governo de unidade nacional) como forma de preservar seus pares no poder."
6 comentários:
Não são muitos os Noés da terra mas os que há são bons a mostrar aquilo que os deixa-andar deixam passar.
Sempre directo ao assunto...
Por isso é que aquele fórum é mais conhecido como "Clube de Amigos"....
Nas sociedades africanas as diferencas etnicas constituem ainda motivo de divisionismo. Isso é verificavel em grande parte dos estados de África, até mesmo na Africa do Sul. Enquanto nao se ultrapassar esta barreira, teremos sempre os Governos de Unidade. Costa do Marfim é um exemplo disso. E os GUN sao o insucesso da Democracia no continente. E esse sera um grande problema para a UA resolver.
Queface,
A UA esta em estado de coma,
Hehehe,
Precisamos de um projecto mais ambicioso que a Uniao Africana. Estados Unidos de Africa seria ideal. Um unico exercito, governo central, banco central, moeda unica. Assia quebrava se gradualmente as fronteiras problematicas inventadas na Conferencia de Berlim.
Enviar um comentário