31 março 2011

Manifestações na África do Sul

A estação televisiva STV acabou de mostrar manifestações numa área da África do Sul cujo nome não fixei, com pessoas protestando contra as péssimas condições em que vivem. Ainda nada encontrei alusivo na internet.
Adenda às 20:32: as manifestações ocorreram hoje no assentamento informal de Zandspruit, perto Honeydew, noroeste de Joanesburgo, confira pormenores no Mail@Guardianonline, aqui, foto abaixo. Para traduzir, aqui.

2 comentários:

V. Dias disse...

Também já tinha avisado aqui neste Dirário de um Sociólogo que na RAS as coisas não andavam e continuam a não andar lá muito bem. Como sempre, levei sovas...

Posso até aceitar que é NATURAL em democracia a manifestação, o problema é que em África há sempre um aproveitar da situação para que se mostre a "tigritude". Lá na minha terra, os sábios dizem "quando o batuque soa alto é porque está quase a furar-se".

Por isso, não é de estranhar que o Zuma seja o próximo alvo da fúria popular. Não duvidem. Quem diria que Kadhafi algum dia iria sofrer uma rebelião popular? Quem diria?

Lá vem o meu tio V. Mucipo (que Deus o tenha) com as suas lengalenga de sempre: "V. Dias, Deus escreve direito em linhas tortas". Perguntei o que significava esta frase, e sem demoras respondeu "as coisas de Deus podem demorar acontecer, mas acontecem."

Zicomo

Abdul Karim disse...

Acredito que na SADC a "genética" das manifestações vai sofrer alterações,

Essencialmente porque na SADC, os problemas sao mais graves que do Norte de África, em todos os aspectos,

Acredito que a "estourar" uma vaga da "manifestações na SADC, poderá muito mais violenta que no Norte de África,

Pelos níveis de pobreza, educação, e desemprego, da parte da população,

E uma "actuação filosófica" 'a "carniceiro Khadafi", tanto mais que a SADC tem o maior numero de "súbditos" do "carniceiro Khadafi",

Mas, ainda assim,vamos todos tentar também para que Mudança seja em Harmonia,

Neste momento critico, nao temos margem para falhanço,

'E aqui, que determinamos o que queremos, como queremos e porque queremos,

Juntos, Unidos, Inclusos,

Venceremos com certeza.