É cada vez maior o apetite pelo carvão de Tete. E, então, se ao cheiro da canela se despovoou um certo reino, ao cheiro do carvão se povoa Tete com o Capital internacional. Por exemplo, surgiu a informação de que a empresa Rio Tinto deseja comprar acções da rival australiana Riversdale Mining, leia aqui e aqui. Para traduzir, aqui. Obrigado ao Ricardo, leitor em Paris, pelo envio da referência.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
E vao arrancar tudo dela, deixando para recordacao enormes crateras lunares e muita poluicao. Daqui a alguns anos, Tete assemelhar-se-a ao Delta do Niger, e quem sabe nao teremos uma nova UNAMI, qual versao revisitada do MEND nigeriano.
Alias, este pais, de um modo geral - incapaz de ser um estado soberano desde 1975- comporta-se agora como uma colonia do FMI e do Banco Mundial. Sendo as multinacionais, a face visivel no terreno. Quanto aos 99% dos locais, terao apenas trabalho mal remunerado para engordar as estatisticas daquelas organizacoes. Para isso e que servem as Zonas Francas. Dar trabalho aos 99% dos locais, deixar umas migalhitas de bem-estar para os 1% de capatazes e regulos e enriquecer os outros de la fora...
E chamam a isto PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO!
Ha cinco seculos atras, passava-se o mesmo. Mas com escravos e missangas de vidro. Na altura - tal como hoje - tambem se dizia que os embarcavam nos navios negreiros, iam "aprender coisas novas" para depois ensina-las aos seu irmaos.
Quo Vadis Mocambique, com um Governo legitimado por multinacionais?
Talvez Neruda tenha a resposta...
"...United Fruit Co.
Quando a trombeta soou
estava tudo preparado na terra,
e o Senhor deu ao mundo
a Coca-Cola Inc., Anaconda,
Ford Motors e outras empresas.
A United Fruit Company
reservou para si a peça mais suculenta
a costa central do meu mundo,
da cintura delicada da América.
Ele rebatizou esses países
Repúblicas das bananas,
e sobre os mortos de sono,
sobre os heróis inquietos
que ganhou grandeza,
liberdade e banners,
criou-se uma ópera bufa:
aboliu o livre arbítrio,
deu a coroa imperial,
inveja incentivada, atraiu
a ditadura das moscas:
Trujillo moscas, moscas Tachos
Carias voa, voa Martinez,
Ubico moscas, moscas pegajosas com
sangue submissas e marmelada,
moscas embriagadas que zumbem sobre
os túmulos das pessoas,
circo voa, voa sábio
especialista em tirania.
Com as sanguinárias moscas
veio a Fruit Company,
café acumulou e frutas
nos navios que se fizeram ao mar, como
bandejas sobrecarregadas com os tesouros
de nossas terras afundadas.
Enquanto isso, os índios caem
nas açucaradas profundezas dos
portos e são enterrados nas
névoas da manhã;
rola um cadáver, uma coisa sem
nome, um número de descartados,
um monte de fruta podre
jogado na lixeira..."
Sugestao:
1.Substitua United Fruit por qualquer multinacional; 2.indios por negros; 3. cafe por qualquer minerio; 4. frutas por granel; 5. America por Africa; 6. Costa Central por Oriental e 7. os NOMES pelos dos seus proprios BOIS.
Ai esta a FORMULA RESOLVENTE!
P.S. Vide o escandalo que e o Wikileaks e como isso perturba os senhores do mundo, muito mais do que Ahmadinedjad ou Kim-Jong-Il. Imaginem o que nao saberemos sobre esta crise economica actual, quando os dados sobre a banca internacional, o FMI e Banco Mundial vierem a publico.
Quanta coisa feia, meus senhores!
Enviar um comentário