Segundo o "Correio da manhã", os sindicatos querem incremento salarial acima de 10% no próximo ano; segundo o "Notícias", as taxas das matrículas para os licenciandos na Universidade Eduardo Mondlane ficarão, próximo ano também, sete vezes mais caras.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Embora sabendo qual a célula a que pertencem os bolseiros da UEM. Tudo indica que o SONHO DE MAZULA ( e seus mentores do FMI e Banco Mundial) começa a mostrar seus resultados.
As universidades são das e para as elites dominantes. E neste caso até as públicas, sustentadas com os impostos de todos os moçambicanos.
Para os que não têm, ensino médio técnico-profissional ou geral.
Estava escrito.
Eu acho que estas medidas são como as anteriores as medidas tomada em Janeiro de 2008 e as de Agosto de 2010 (que deram respectivamente o 5 de Fevereiro e o 1, 2 e 3 de Setembro). A minha previsão é que vão dar ZEBRA...
Tem sido sempre assim. As propinas não sobem durante varios anos e depois, para recuperar o tempo perdido sobem vertiginosamente até sofocar às pessoas.
Ja agora que estao a subir as propinas uma pergunta: qual é a causa da subida? para que servirão os fundos recebidos deste aumento e o que a UEM faz com os fundos que recebe do Orçamento do Estado?
Como estamos em Moçambique, certamente ninguem se vai dignar a responder às minhas perguntas. So me vao exigir que pague impostos, que pague as propinas e me mantenha com o bico fechado...
Enviar um comentário