06 setembro 2010

Patrice Lumumba/Matola: O ataque aos contentores e às padarias

Bairro Patrice Lumumba, município da Matola: cerca das 12 horas de quarta-feira, dia 1, e na madrugada do dia 2, pessoas, especialmente jovens, assaltaram e saquearam padarias e muitos contentores de estrangeiros, localmente conhecidos por “Burundeses”. O grande alvo foi a comida, mas jovens também se dedicaram a roubar bebidas. Foram também roubadas recargas da Mcel. Curiosamente, a roupa à venda em certos locais foi poupada (fonte: uma dos meus assistentes, morador na zona).
Adenda: infelizmente, essa é uma situação prevista num livro lançado no dia 30 de Agosto, leia a parte final de um texto inserto na contracapa, aqui (se quiser ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato):
Adenda 2 às 8:04: no Magoanine e na chamada Zona Verde, muitos ataques e saques aos contentores dos cidadãos nigerianos no dia 1; roupa poupada; saques e padarias queimadas nas Mahotas no mesmo dia; comentário de um funcionário da Universidade Eduardo Mondlane: “Roupa não é problema, problema é comida” .
Adenda 3 às 8:12: “Admiro-me com ver pessoas normais de repente tornarem-se capazes de coisas incríveis, de assaltar e roubar armazéns” - um cidadão falando comigo ontem. Pois é: há um imenso trabalho de análise por fazer, trabalho que tem de ir para além da mera crítica à violência.
Adenda 3 às 8:34: hoje, ainda há timidez e eventualmente algum receio nos cidadãos da cidade de Maputo. O movimento de pessoas e de viaturas não é ainda o habitual.

4 comentários:

Chagas disse...

Prof, eu Morei no Bairro Patrice Lumumba na Matola. Lá e em muitos outros lugares, os estangeiros são chamados de Nigerianos. O curioso é que os contentores na verdade são de Ruandeses, inclusive os que se encontram no Bairo T3 e na Zona da Manduca. Curioso também é que muitas lojas em Maputo não são de Nigerianos mas de individuos daÁfrica Ocidental e as pessoas dos bairro de cimento supostamente mais instruidas, tambem dizem "lojas de Nigerianos" a se referirem a tais estabelecimementos.

João Feijó disse...

Curioso: Uma moradora na Zona Verde disse-me que as pessoas estão a devolver o espólio roubado aos "nigerianos", uma vez que alegadamente estão com "medo de cobras" e de outras feitiçarias. Segundo a mesma, os "nigerianos têm muitos gatos" nos contentores, que lhes fornecem um poder mágico. Tanto mais que alegadamente durante as pilhagens eram os próprios "nigerianos" que, relaxadamente, diziam: "podem roubar à vontade. Hão-de vir devolver".

Carlos Serra disse...

Sim, João, eu também ouvi de duas fontes. E decidi escrever aqui algo. Obrigado.

ricardo disse...

Nao ha bruxa sem gato...e se for preto melhor.

Mas, efectivamente o problema das pessoas e comida. E nao bens materiais, que nao se podem vender a ninguem, porque ninguem os ira comprar.

Esse e o problema capital. O resto e a fantasia habitual do povo.