Eis como no "Notícias" online de hoje são descritos os manifestantes de ontem em Maputo e Matola: (...) grupos de pessoas, basicamente jovens e adolescentes, entre eles gente de conduta duvidosa e exércitos de desempregados (...)". Singular é o recurso ao plural na expressão "exércitos de desempregados".
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
6 comentários:
O noticias bem devia comparar as fotos dos participantes das campanhas eleitorais e dos comicios das governacoes abertas, talvez reconhecesse la imagens desse exercito de desempregados.
Digam o que disserem:
O mundo já se informou da incompetência do Governo.
Zicomo
PS: Professor, como é que se explica a existência de muitas crianças nas manifestações?
Nos bairros da periferia vivem muitas crianças, como sabe, a vida é calórica, muito colectiva, à vista de todos, tudo é transformado em novidade e festa e aventura e luta. Leia o primeiro volume do meu livro de linchamentos. E leia um dia "Os filhos de Sanchez" de Oscar Lewis.
Elucidado.
Tenho algum contacto com a livraria da UEM.
Vou procurar saber se é possível o envio das obras supra (via correio) a Portugal.
Obrigado
Eu vou ler, tenho que ler tambem o italiano que foi condenado a parar de pensar- O Antonio Gramsci.
Meu T.P.C.
O que me parece verdadeiramente surreal, é o «jornal oficial» catalogar os manifestantes de «gente de conduta duvidosa». Será uma manif de "meninas da vida"? E o recurso ao culpabilizar a «crise internacional» é mesmo chutar para canto..
Enviar um comentário