06 setembro 2010

Manifestações e quatro textos

"O problema surge à partida. É que os nossos políticos vivem da política e não para a política. O poder em sua posse é a pior droga que se lhes atribui, com o agravante de ser em doses altas e, por vezes, por longos períodos. Assimilam apenas a manha da “enganação”, através de discursos futuristas, mas sem sustentação prática." (Olívia Massango)
Quatro trabalhos a propósito das manifestações de Jeremias Langa, Olívia Massango, Mia Couto e Lázaro Mabunda.
Adenda às 11:36: um problema de prismas: segundo o "Wamphula fax" de hoje, seis indivíduos foram detidos na cidade de Nampula. Um porta-voz da polícia disse que eles confessaram estarem a preparar uma manifestação de protesto contra o custo de vida e que três deles estavam na posse de suruma destinada a dar força aos manifestantes. Ouvidos por um jornalista do jornal, um dos detidos disse ser vendedor de suruma, dois disseram serem compradores e consumidores do produto e os restantes três, tidos como membros do Partido Renamo, disseram que mobilizavam pessoas para uma reunião destinada a apresentar a nova direcção política desse partido na cidade de Nampula. Aqui.

5 comentários:

V. Dias disse...

Mia Couto tem sido uma voz importante a favor das reivindicações do povo. Bem haja pela coragem. De resto a Frelimo nos últimos anos perdeu muitos dos seus "bons filhos".


Zicomo

Anónimo disse...

Boa tarde professor Serra. o jornal no shared nao 'e o Whampula, mas o DZ

Leonardo Zunguene disse...

Amanha é dia da vitoria!

Sera a vitoria cega dos governantes ou do povo no seu todo?

Abdul Karim disse...

A suruma de Mocambique tem efeitos imaginarios potentes,

Ha quem ja ve a katembe virar xangai,

Deve ser efeitos da suruma, so pode.

Coitado do tembe, a "ka" dele ja foi,

Pauladas.

ricardo disse...

Perdao Karim,

Sera ChinaTown e nao Xangai. E sera uma cidade dormitorio para chineses. Aos mocambicanos sera reservado o direito de admissao.

Com "Ka" ou sem ele.