06 setembro 2010

Devolução de bens roubados com medo da magia?

Três fontes asseguraram-me hoje haver indícios de que em certos bairros periféricos da cidade de Maputo, bens roubados a cidadãos "Nigerianos" (também chamados "Burundeses"), durante as manifestações populares, estão a ser devolvidos por receio de magia contra-atacante através de gatos e cobras. Alguém pode fornecer mais indicadores?
Adenda: no livro, aqui várias referido, Construção social do Outro - Perspectivas cruzadas sobre estrangeiros e Moçambicanos, há passagens que mostram haver na percepção de alguns Moçambicanos o receio da magia em geral e de gatos e cobras mágicos em particular, supostamente a cargo dos "Burundeses" ou dos "Nigerianos" (termos genéricos que desigam várias nacionalidades).

5 comentários:

Anónimo disse...

Moçambique: manifestantes impediram abertura de mercados em Tete

por Agência Lusa, Publicado em 06 de Setembro de 2010
...
O comércio, incluindo cafés e bombas de combustíveis estão encerrados...

http://www.ionline.pt/conteudo/76969-mocambique-manifestantes-impediram-abertura-mercados-em-tete

Núria Negrão disse...

Quanto a se estão mesmo a devolver os produtos dos Nigerianos ou não, não tenho como saber.

Mas posso deixar algumas das "estórias" relativas a isto que tenho ouvido por aí:

1 - Ao que consta, um Nigeriano, quando tentavam assaltar-lhe a casa, abriu a porta e disse: "Podem levar tudo, menos o meu gato."

2 - Um outro Nigeriano terá informado às autoridades que não se responsabilizaria pelo que iria acontecer aos manifestantes que roubaram aos nigerianos.

3 - O concelho em geral é de se devolver todos os produtos roubados a estes.

Também contam que alguns Nigerianos estavam completamente desesperados, a chorar, por terem perdido tudo o que possuíam. Estas histórias de desespero eram contadas com pouca empatia e sempre seguidas de como os bens roubados seriam devolvidos porque a magia dos nigerianos é muito forte.

ricardo disse...

Eu sempre pensei que os Kotis de Angoche e que eram especialistas nestes assuntos de devolucao de roubos...

Curiosidade. A COSTA de Nampula de Angoche a Mossuril e provavelmente uma das zonas com as mais baixas taxas de crime do mundo!

Provado no terreno, por mim. Porque sera caro Professor?

Cazmoz disse...

A minha empregada disse que alguem roubou um saco grande de arroz, mas quando chegou a casa e abriu so encontrou cobras la dentro. Ela garante que e verdade, mas nao viu com os seus proprios olhos......

Anónimo disse...

Carolina (e os outros),

"quem conta um conto, acrescenta sempre um ponto" - diz o velho ditado!

AAS