Três fontes asseguraram-me hoje haver indícios de que em certos bairros periféricos da cidade de Maputo, bens roubados a cidadãos "Nigerianos" (também chamados "Burundeses"), durante as manifestações populares, estão a ser devolvidos por receio de magia contra-atacante através de gatos e cobras. Alguém pode fornecer mais indicadores?
Adenda: no livro, aqui várias referido, Construção social do Outro - Perspectivas cruzadas sobre estrangeiros e Moçambicanos, há passagens que mostram haver na percepção de alguns Moçambicanos o receio da magia em geral e de gatos e cobras mágicos em particular, supostamente a cargo dos "Burundeses" ou dos "Nigerianos" (termos genéricos que desigam várias nacionalidades).
5 comentários:
Moçambique: manifestantes impediram abertura de mercados em Tete
por Agência Lusa, Publicado em 06 de Setembro de 2010
...
O comércio, incluindo cafés e bombas de combustíveis estão encerrados...
http://www.ionline.pt/conteudo/76969-mocambique-manifestantes-impediram-abertura-mercados-em-tete
Quanto a se estão mesmo a devolver os produtos dos Nigerianos ou não, não tenho como saber.
Mas posso deixar algumas das "estórias" relativas a isto que tenho ouvido por aí:
1 - Ao que consta, um Nigeriano, quando tentavam assaltar-lhe a casa, abriu a porta e disse: "Podem levar tudo, menos o meu gato."
2 - Um outro Nigeriano terá informado às autoridades que não se responsabilizaria pelo que iria acontecer aos manifestantes que roubaram aos nigerianos.
3 - O concelho em geral é de se devolver todos os produtos roubados a estes.
Também contam que alguns Nigerianos estavam completamente desesperados, a chorar, por terem perdido tudo o que possuíam. Estas histórias de desespero eram contadas com pouca empatia e sempre seguidas de como os bens roubados seriam devolvidos porque a magia dos nigerianos é muito forte.
Eu sempre pensei que os Kotis de Angoche e que eram especialistas nestes assuntos de devolucao de roubos...
Curiosidade. A COSTA de Nampula de Angoche a Mossuril e provavelmente uma das zonas com as mais baixas taxas de crime do mundo!
Provado no terreno, por mim. Porque sera caro Professor?
A minha empregada disse que alguem roubou um saco grande de arroz, mas quando chegou a casa e abriu so encontrou cobras la dentro. Ela garante que e verdade, mas nao viu com os seus proprios olhos......
Carolina (e os outros),
"quem conta um conto, acrescenta sempre um ponto" - diz o velho ditado!
AAS
Enviar um comentário