Adenda às 21:10: segundo o "O País": sem apresentar qualquer estudo de caso, "o Comando geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) emitiu, ontem, um comunicado de imprensa, no qual diz que os manifestantes, na sua maioria “jovens de ambos os sexos, desempregados, aparentavam ter consumido álcool”, além de terem aparências de “vendedores informais”. Aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Eu gosto muito da actuacao do CIP,
O CIP Anda,
As Rolas Voam !
Pelo pouco que presenciei, pelas fotos e imagens televisivas que vi e pelos relatos que ouvi, fiquei com a impressão que os mais activos constituíram os jovens, mas hoje um colega referiu-me algo diferente: enquanto que em 2008 a revolta foi sobretudo protagonizada por jovens rapazes, agora em 2010 as mulheres foram mais activas, precisamente porque são elas que cozinham e que compram os produtos no mercado e que portanto mais sentiram o agravamento dos preços dos bens alimentares. Eis mais um aspecto importante a analisar: terá havido diferenças em termos de atitude pró-activa nas duas manifestações, em função da idade/género?
Pelo buraco da agulha...
"...Quando uma pessoa aceita um dogma, não pode testar se ele é de fato verdadeiro. Isso é se algemar a uma verdade.
Como nasce um dogma? Alguém julga que uma determinada proposição é verdadeira, e em seguida, julgando-a muito importante, a cristaliza, tornando-a imutável, porque também partem do princípio que essa verdade é absoluta, ou seja, nunca vai mudar..."
ja alguem la comentou que, muito provavelmente, os policias e que estavam bebados, pois nem sequer conseguiram levantar as espingardas para o ceu antes de disparar...
Enviar um comentário