19 agosto 2010

Severos problemas com a fibra óptica

No “O País” online, a propósito das constantes avarias e dos cortes nos cabos de fibra óptica, que afectam as comunicações entre o Sul e o resto do país: "Só este ano, já ocorreram 35 interrupções no sistema terrestre do cabo de fibra óptica e três cortes no cabo submarino, que acaba de registar a mais recente interrupção, a 13 de Agosto corrente. (....) o ano passado, ocorreram no total 76 interrupções no cabo terrestre de fibra óptica, o que corresponde a uma interrupção em cada cinco dias. Nesse período, foram indicados como motivos das interrupções o vandalismo, as avarias e, com maior peso, as obras por parte dos empreiteiros."
Adenda: já agora, sugiro-vos leiam um texto de 2009 da menina do javali, aqui.

3 comentários:

J G disse...

Seria bom ver a distribuição geográfica dos cortes... Será que afeitam mais o norte? Escrevi sobre o impacto dum corte no fim do ano passado no Niassa. Afinal soubemos que a linha foi cortada por alguém a querer levar o tubo plástico em volta. Triste e absurdo.

http://meninadojavali.maneno.org/por/articles/rrl1258708167/

V. Dias disse...

No nosso país os dirigentes enchem a boca para dizer que Moçambique é um Estado de direito. Até aqui tudo bem!

Mas quando acontece casos desses - de cortes constantes da fibra óptica -, colocando o país incomunicável e cada vez mais, o Centro e Norte primitiva, não temos nem uma comissão de inquérito para averiguar o caso.

Em Portugal, até onde sei, a morte de uma criança por afogamento leva uma comissão inteira a debater a questão de insegurança. E mais, e mais digo: os responsáveis são todos supensos ou demitidos do cargo conforme o caso.

Os deputados de todos os partidos com assento parlamentar não estão nem aí. Desta vez é que não VOTO mesmo, ou será em branco. É uma vergonha!

Não é por acaso que apoio a ressurreição de Samora Machel, pelo menos esses xinconhocas teriam vergonha de fazer o que fazem e a luz do dia!

Zicomo

ricardo disse...

Sera so por vandalismo?!

Nem Jesus Cristo seria tao benevolente...

Certa vez, conversando com uma assistente social, ela revelou-me um termo tecnico que apelidou de "MALDADE MEDITERRANEA". Segundo ela, e o tipo de maldade de alguem que destroi algo, ou alguem irresponsavelmente, porque nao o sente como seu. De acordo com a mesma fonte, em algum momento da evolucao da Humanidade, povos da orla do Mediterraneo foram assim. E assim pereceram tambem.

Comparando as situacoes, tambem capturo essa falta de sentimento de "POSSE" a volta destes estranhos acontecimentos. Exactamente igual ao que se passa com os famosos "roubos do desenvolvimento".

Eis a questao. Esta ai, na mesa. Porque RAZAO muitos mocambicanos nao se sentem PROPRIETARIOS do BEM COMUM?

Sera do Governo? Da Cultura? Do Clima? Que comecem agora os lances. Estou a espera.

Mas suspeito que um Governo que se distancia cada vez mais do seu povo, quer por actos, quer por omissoes, da um excelente contributo a este DESAPOSSAMENTO COLECTIVO.

Por ora, aqui esta a factura. E bem Pesada. Depois, vira a cobranca coerciva.

Disse