23 junho 2010

MF


A conferir no "Mediafax" de hoje, aqui. Recorde aqui.

8 comentários:

umBhalane disse...

"...Joaquim Chissano foi arrastado e manietado para um projecto..."

Shiiiiiiiiiiii!

Juventude rebelde, num país livre e democrático!!!!!!!

Tem-se grande futuro, lá muito futuramente.

Abdul Karim disse...

O Chissano 'e premiado em "excelencia na governacao " pelo Mr Mo,era esperado um pouco mais de classe,

Mas os premios do Mr Mo, parece que dao grana e nao classe.

Por outro lado, a proviniencia do financiamento nao 'e clara, mesmo considerando que Chissano se considera transparente, respeitado e reconhecido como um chefe de estado "modelo africano".

v. dias disse...

Meu comentário de ontem não estava errado, afinal.

Ainda quero ver a construção de casas, como só se pode ver o rabo (passa a expressão) da galinha ou quando se faz vento ou quando ela quer. Fora disso, é batota.

Os jovens de 64 ainda vivem sem casa e já se pensa em construir casas para a geração da viragem. Hum...

Zicomo

Anónimo disse...

Meus caros,com todo os respeito pelas opiniões de cada um, entendo tratar-se de um projecto extremamente LOUVÁVEL: não confundamos o papel do Estado com o das ONG`s ou privados.

Charas Lda, empresa de um jóvem empreendedor, é uma entidade privada que, seguramente, tem como objectivo o LUCRO: apresenta-se como a sociedade IMPLEMENTADORA do projecto, ou seja: vai gerir os fluxos financeiros e assegurar o cumprimento dos contratos entre as empresas intervenientes, cobrando, certamente, generosamente, pela sua intervenção. Precisamos de muitos empreendedores assim.

Não confundamos HABITAÇÃO SOCIAL, com rendas compatíveis com os diferentes escalões salariais: TAREFA DO ESTADO,com outros projectos imobiliários que são um contributo para: (i) emprego na construção e futura manutenção de todo o complexo;(ii) emprego nas actividades económicas e sociais que o projecto vai induzir; (iii) oferta de casa a pequena e média burguesia.

800.000MT a pagar em 30 anos (360 meses) corresponde ás seguintes prestações mensais de acordos com diferentes taxas de juro:

Taxa simbólica de 1% a.a.: 2570Mt/mês; Taxa de 5% a.a : 4.295Mt/Mês; taxa de 10% a.a.: 7.020Mt/Mês; taxa de 15% a.a.: 10.200Mt/Mês; Taxa de 18% a.a.: 13.360 Mt/Mês.

Perante este quadro o importante seria desenvolver esforços no sentido de encontrar uma fonte de financiamento que pudesse suportar uma parte do juro. à taxa simbolica de 1% a.a. correponde uma prestação mensal de 2.570MT. Acham mesmo que não haveria muitos jovens, ou casais de jovens capazes de suportar este encargo. A taxa de 10% ao ano eleva a prestação mensal para os 10.2OOMt.

Bem, para não me tornar demasiado longo fico por aqui, com um forte aplauso a Chissano e ao Charas.

Precisamos de gente que FAÇA e não de quem, nada fazendo, vê persistentemente, FANTASMAS em tudo que os outros fazem.

Abdul Karim disse...

Acho que o anonimo tem razao, poderemos estar a ver as coisas mal, e partirmos pra falta de consideracao para o Joaquim Chissano, o que seria de lamentar,

Entao nada melhor, que tirar as duvidas primarias:

Qual 'e o Banco que vai financiar esse projecto ? e em quanto ?

Funcacao Joanquin Chissano. 'e com fins lucrativos ? tem isencao ?

O preco do apartamento tipo 1 - US$ 25,000 'e pagavel em 30 anos ou o preco 'e 25,000 + Juros por 30 anos ?

Choné disse...

Ta doer er er ta doer er er ja lhe chamam corno mans, eu sou da opinião que a iniciativa é louvavel, mas para grande maioria dos moçambicanos a prestação mensal somente da casa tipo um nem vou falar da tipo 2 que é de 8200 segundo a tabela de preços que tenho aqui comigo é exorbitante eu ( no conjunto dos jovens que procuram habitação) penso que a localização do projecto é que faz encarecer o valor do proprio projecto. Ainda acho muito caro o projecto para o cidadão comum, acho que a maior parte de nós vive dessa renda ou um pouco mais ou um pouco menos.

NÃO FOI A MORAL QUE DETERMINOU O QUE É O CRIME, FOI O CAPITALISMO .
Por isso é que:
O teu empregador, tem direito de te pagar 0,001% daquilo que tu produzes. Tu és apenas um escravo. O salário que te pagam serve apenas para te manteres vivo, porque convém sempre que vás trabalhar no dia seguinte.
(Valete)

ricardo disse...

Bela colocacao, Karim...

Se a Fundacao JC tem isencoes para lucros. Entao, talvez solucao para a GRINGO esteja em transformar a marca-causa numa marca-fundacao.

Nao e?!

Abdul Karim disse...

Ricardo,

Vou pansar na ideia, tanto mais que nao necessita de transformar a Marca-Causa, pois ela 'e compativel com uma fundacao,

Apenas nunca coloquei a hipotese de ter uma fundacao lucrativa, sempre vi a fundacao como nao lucrativa e mecanismo de gestao de projectos e fundos provinientes dos 50% dos lucros da Marca-Causa.

Mas, SIM, vou continuar a estudar a ideia da fundacao, embora o primeiro passo seja efectivamente garantir a lucratividade da Marca-Causa, de modo a continuar o crescimento dos projectos da Causa e da Marca.