05 janeiro 2013

Vila Algarve será museu

A Vila Algarve, situada no Bairro da Polana Cimento A, cidade de Maputo, será transformada em museu, de acordo com um anúncio divulgado no "Notícias" de ontem (mas com data de 03/01/2013, p. 9), no qual o Ministério dos Combatentes manifesta interesse em contratar um consultor que elabore o "projecto executivo para restauro, reabilitação e transformação do edifício "Vila Algarve" em Museu da Resistência ao Regime Colonial Português". Foto minha.

2 comentários:

nachingweya disse...

Boa iniciativa. Mais do que o restauro, seria bom cavar a fundo sobre o conteúdo do futuro Museu. Porque a Resistência ao Regime Colonial Português estende-se para além de entrevistas a meia dúzia de compadres. A resistência ao regime envolve o povo e muitos heróis inominados, muitos;Os libertadores não são só aqueles que recebem casas durante as campanhas aerotransportadas.

PS:
Temos no país um Ministério das Obras Públicas cujas funções, acredito, incluem a padronização e engenharia das estruturas públicas de acordo com seu fim. No entanto, vemos o Ministério da Educação a gerir obras, orçamentos e empreitadas para escolas, o Ministério da Saúde com departamentos de Engenharia para a construção de hospitais, o Ministério da Mulher a reabilitar as suas instalações e construir infantários e centros de apoio a terceira idade, o das Pescas a fazer Portos, o Ministério da Agricultura a lançar concursos para a construção do seu edifício, agora o Ministério dos Combatentes a contratar um consultor que elabore o projecto executivo para o restauro da Vila Algarve, etc, etc.
A minha pergunta é: O que é que são Obras Públicas? Estradas e Pontes (agora quase todas concessionadas)?
As casas do Intaca cujo retorno vai para a China?

Salvador Langa disse...

Falta agora saber quanto tempo vai durar o processo. E o que se fará ao Museu da Revolução?