16 novembro 2011

Sobre a qualidade do ensino em Moçambique (27)

"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Mais um pouco da série, trabalhando com o sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses, procurando continuamente problematizar um tema que requer pesquisa aprofundada.
6. Factores marginalizados - condições de habitação/repouso.  Regra geral falamos dos alunos como se eles fossem independentes de situações e de relações sociais concretas. Ora, entre os factores marginalizados na aferição da qualidade do ensino (tenho em conta o ensino primário e secundário) estão as condições de alojamento e repouso. Essas condições variam (permitam-me a redundância) consoante estamos perante crianças urbanas e crianças rurais, perante crianças das classes altas e crianças das classes baixas.
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
(continua)

8 comentários:

Salvador Langa disse...

Este é um assunto sério, são muitas as crianças no país que dormem em más condições.

Luana Santos Cunha disse...

Dá uma pessada lá e segue para trocarmos umas idéias: http://deualoucanalulu.blogspot.com/

ricardo disse...

Ha muito mais distracoes hoje em dia que a cinco decadas atras que nao sao monitorizadas pelos encarregados de educacao. Refiro-me particularmente a televisao e a internet. Com efeito, o lado negro da televisao manifesta-se quando a sua propria programacao coloca programas infanto-juvenis a horas avancadas do dia, ou diria mesmo improprias. Ontem por exemplo, criancas dos 8-10 estiveram a ver o Portugal X Bosnia que acabou as 00H30 de Mocambique. E depois tem os Jogos Olimpicos, as novelas, os filmes, etc.

A internet e um problema ainda maior. E cada vez mais precoce o numero de alunos com alcance a ela, e que nela se viciam.

Mas esses, sao tambem problemas de outros paises onde o Ensino esta melhor. Logo, sendo um aspecto importante, nao e o decisivo.

TaCuba disse...

Essas condições são sem sombra para dúvida importantes para um bom aprendizado. Mas quem realmente conhece ou quer saber como vivem as nossas crianças do "país profundo"?

Xiluva/SARA disse...

Já pensaram nas crianças que dormem só com uma capulana em cima duma esteira?

ricardo disse...

O sr. Dr. Eneias Comiche vendia amendoim e rebucados a tarde, apos voltar da Escola. Isto, disse o proprio numa entrevista a TV. E eu, acredito que estivesse a falar verdade. E no entanto, chegou a ministro. Ha muitos Comiches em potencial por ai, e que chegariam a ministros e a directores, se as reais causas do pessimo ensino nao fossem outras. Por isso, essa conversa de "pais profundo" ja me incomoda os ouvidos. Para mim, sao justificacoes oportunistas para nada se fazer, e deixar tudo como esta.

Ha muitos "paises profundos" por este mundo fora, e no entanto, os genios formam-se ai, para acabarem depois nas melhores universidades do planeta.

E porque?!

Porque, para nos, e muito mais prestigiado ser-se GANGSTER do que professor. E muito mais idolatrado ser politico corrupto que vende a sua patria ao desbarato, do que funcionario publico que aplica cegamente a Lei. Em suma, a promocao da transgressao, o facilitismo, a preguica, compensam em Mocambique e justificam salarios. E tem respaldo nas leis que se aprovam na Educacao. A exigencia de melhor trabalho, o esforco, etc. sao o primeiro passo para um processo de despedimento sumario na Funcao Publica e ate, em muitas empresas participadas pelo Estado...

BMatsombe disse...

Pensamento profundo que deve ser bué aproveitado, basta manter a criançada na lama e no caniço pois a natureza dá num lado Comiches e no outro malandros, basta punir a sacanagem da grana!

ricardo disse...

http://consciencianodiaadia.com/2010/08/05/o-excesso-de-internet-faz-mal-a-saude-mental-dos-adolescentes/