20 novembro 2011

Racismos (7)

Sétimo número da série, baseado numa ideia de Pierre Bourdieu, apresentada aqui. Entro no quarto número do sumário proposto:
4. Racismo cultural. Uma das mais sofisticadas formas de racialização e de racismo dos centros hegemónicos do poder mundial hoje (com a capacidade de travestir a medula do modo de produção e distribuição capitalista), consiste em salvaguardar as diferenças culturais, em defender discursivamente a todo o transe a especificidade cultural deste ou daquele país, desta ou daquela cultura, desta ou daquela “raça”. Assim fazendo, os ideólogos do racismo “inteligente” muralham a suposta pureza dos nichos culturais dos centros hegemónicos que produzem a cartografia das diferenças, segregam com doçura e ópio perfumado os Outros no momento preciso em que os desprezam. Um autêntico apartheid mascarado. Mas esse problema é bem mais complexo do que pensamos, pois tem, afinal, a alma elástica dos boomerangues. Na verdade, segregados, fechados em muros sociais que os outros criaram, os alvos do racismo cultural assumem a segregação como um ícone bendito, como estandarte identitário, como substancialização definitiva do que julgam ser na irredutibilidade do seu suposto ser em si, dotando, com variados matizes, de vitalidade musculada, a falsa inferioridade de que são acusados.
Já agora, permito-me sugerir-vos a leitura de um texto de Kabengele Munanga, citado numa postagem minha de Janeiro de 2010, aqui.
Finalmente e se não se importam, vou deixar-vos um pouco, prosseguindo mais tarde. Imagem reproduzida daqui.
(continua)

3 comentários:

Salvador Langa disse...

Assim defenderam os organizadores do apartheid com os bantustões.

TaCuba disse...

Hoje há novos apartheids.

BMatsombe disse...

Ricos também fazem "racismo" aos pobres...