"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Avanço na série, entrando no segundo ponto do sumário proposto.
2. Qualidade e ensino: o problema das definições. Sem dúvida que estamos confrontados com um grande problema, o problema de definir qualidade e ensino. Por um lado, não existe algo de naturalmente natural como a qualidade. A qualidade é produto de interacção social, de competição, de luta pela propriedade das definições e das suas aplicações. Por outro lado, o ensino é bem mais do que - vou permitir-me citar - " (...) uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada por humanos para instruir e educar seus semelhantes, geralmente em locais conhecidos como escolas".
Crédito da imagem aqui.
Avanço na série, entrando no segundo ponto do sumário proposto.
2. Qualidade e ensino: o problema das definições. Sem dúvida que estamos confrontados com um grande problema, o problema de definir qualidade e ensino. Por um lado, não existe algo de naturalmente natural como a qualidade. A qualidade é produto de interacção social, de competição, de luta pela propriedade das definições e das suas aplicações. Por outro lado, o ensino é bem mais do que - vou permitir-me citar - " (...) uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada por humanos para instruir e educar seus semelhantes, geralmente em locais conhecidos como escolas".
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(continua)
4 comentários:
Acho óptimo fugirmos à habitual visão "técnica" do ensino.
Senso comum fica destronado.
Não posso evitar, o que está no quadro sempre me faz rir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O meu sentido pratico, sugere que, a luz do vejo emergir no mundo global, a qualidade do nosso sistema de ensino seja avaliada por tres (3) extractos distintos:
1- O ensino obrigatorio (9a classe de escolaridade);
2- O ensino politecnico (medio e superior);
3- O ensino superior tradicional.
Variaveis:
a) Extracto 1
Var1- Dominio da Matematica (teoria e practica induzidos por centros-piloto Kumon);
Var2- Dominio de Ingles, Frances, Portugues (teoria e practica,induzidos por centros-piloto Kumon);
b) Extracto 2
Var1- Dominio da Matematica (teoria e practica. Aprofundando os conceitos);
Var2- Especializacao em Ingles, Frances, Portugues (teoria e practica, areas conexas, como turismo, prestacao de servicos de informacao e comunicacao social, etc.);
Var3- Areas de especializacao da Fisica, Quimica, Biologia (teoria e practica, com resultados imediatos, incluindo auto-emprego e absorcao pelo mercado local, regional e internacional);
b) Extracto 2
Var1- Producao Literaria/Cientifica (teoria e practica);
Var2- Impacto Local (parcerias, projectos, etc.);
Var3- Custo-Beneficio do actual Plano Curricular do Ensino Superior no ensino publico e privado APROVADO pelo MINED;
Creio que para comecar, ja ha muito pano para mangas. Reparem, por exemplo, que alguns dos pressupostos que avanco NAO EXISTEM AINDA no nosso plano curricular nacional. A sua inclusao foi propositada. Aguardo reaccoes...
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