15 setembro 2011

Mulheres violentas?

Como ontem aqui dei a conhecer, um membro da Rede Homens pela Mudança afirmou que no priumeiro semestre de 2010, mil homens queixaram-se de violência das mulheres. Recorde aqui. Enquanto isso, achei bem dar-vos a conhecer os resultados de alguns estudos internacionais concernentes à violência em ambos os sexos, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

9 comentários:

Salvador Langa disse...

Problema é que somos educados a aceitar que só os homens são violentos.

Paulo disse...

Há muitos tipos de violência sendo errado pensar que é só quando um mauzão levanta a mão é que há violência.

Lili disse...

Grande parte dos estudos postados pelo prof. mostram a mulher como vilã caso para dizer que esta questão varia de sociedade para sociedade. Para o nosso caso é o contrário como grande parte dos moçambicanos gostam de mostrar que são Machos usam a violência para tal e quando tem que enfrentar homem igual apanham até não puder mais.

ricardo disse...

Na realidade, sr. Professor, o MITO da donzela espancada so floresceu porque os estudiosos, activistas dos direitos humanos e cidadaos no geral, estiveram mais concentrados nos efeitos e nao nas causas.
Tao logo o paradigma evoluiu do pensamento "gladiador" para o intelectual contemporaneo, abriu-se o espaco para o confronto de ideias. E nesse, nao conta o musculo, mas sim, a flexibilidade do intelecto. E com essa tabua rasua, o debate tornou-se assexuado e transformou-se numa competicao pela sobrevivencia enquanto ser vivo. Se ainda houver alguma logica neste debate, talvez seja o que foi escrito aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Men_Are_from_Mars,_Women_Are_from_Venus

Pessoalmente, considero a publicacao em questao, uma referencia importante na interpretacao das causas provaveis da violencia domestica. Embora empirica.

Anónimo disse...

"...Mas afinal, o Titanic nao se afundou em 1912?!" Pois foi mas, já antes, em 476 d.C. tinha o império romano (do ocidente) desmoronado.

Há fantasmas a pairar por aqui e outros, em forma de marcianos. É assim meu caro, primeiro, o grande império romano, depois o Titanic e hoje, os machos da cerveja "laurenta petinha" ou "laurentinha pretinha"!

AAS

Anónimo disse...

> A maior parte deste tipo de Associações são meros "caça niqueis"!

> Curiosamente, estas Associações só existem nas zonas urbanas e sub-urbanas. Lá, no meio rural, onde vivem mais de 70% de nós, a comunidade tem formas eficazes de resolver esses problemas.

> Fora do meio rural, no meio urbano, por favor: cumpra-se o quadro legal com recurso as Instituições apropriadas!

> Que apoio se pode esperar destas redes?

ricardo disse...

Tudo indica que a palavra OVNI passou a ter tres letras...

Subjuntivices.

Anónimo disse...

> E que não faltam Líricos, sentidos com a fraqueza dos homens, e cantando a virtualidade da Rede pela Mudança!

Anónimo disse...

Outra forma de encarar a resolução de agressões homem x mulher.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior.aspx?content_id=717364