Blogue seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas e todos vós, para as vossas famílias, os meus votos de um feliz 2015, habitado pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre. Índico abraço.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

16 setembro 2010

Manifestações e textos de análise (2)

Segundo número desta nova série, começando com o seguinte texto:
"Manifestações em Maputo e Matola: como explicar a organização da revolução violenta
Por Clemente A. Intsamuele (licenciando em Sociologia)
As manifestações que tiveram lugar nas cidades de Maputo e Matola nos dias 1 e 2 de Setembro continuam a ser alvo de uma diversidade de explicações de diferentes áreas do saber. De forma breve e hipotética tentarei tecer uma possível explicação sobre como é que teria ocorrido a manifestação, mesmo com a ausência de uma organização formal e uma liderança visível. A maioria das explicações que pude acompanhar cinge-se no porquê da ocorrência do fenómeno ou, melhor, nas causas das manifestações. Proponho-me trazer a outra face da moeda ou a face oculta da história, isto é, como foi possível aquilo que Marx chamaria de uma revolução violenta liderada pelo proletariado. Que processo de organização teria contribuído para a eclosão das convulsões sociais de 1 de Setembro."
(continua)

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home