O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

26 abril 2009

O cálice envenenado de Zuma

O mandato do futuro presidente sul-africano, Jacob Zuma, é um cálice envenado. Saiba por quê lendo a argumentação de William Gumede (na imagem à esquerda), aqui. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Professor,

comparativamente a RSA, Mocambique leva alguma vantagem no que se refere 'a experiencia de governacao pos-independencia.

sabemos concerteza o custo de votarmos e escolhermos manter os mesmos governantes. e nessa nossa travessia ao deserto de 34 anos a experiencia fara a diferenca.

se soubermos impulsionar a esperanca e a mudanca rapida, garantimos uma vantagem estrategica na SADC.arrancamos efectivamente para um novo processo de evolucao, conscientes dos erros cometidos e rectificando-os.

lancaremos as bases dum modelo de governacao sustentado no conhecimento e competencia, algo que a RSA esta fazendo no sentido inverso.

cabe a nos aproveitarmos a opurtunidade, ate porque a maioria do populacao Mocambicana 'e Jovem e anseia por mudanca.

cabe a nos, querermos vencer, cabe a nos deixarmos de lamentar e trazermos a Mudanca.

Ja acreditei menos. Hoje acredito mais.

Jovens,Vamos Mudar Mocambique.

26/4/09 10:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Professor, agora vou mesmo desviar a conversa. Queria contar um facto interessante que ouvi num dos serviços informativos da RM. Um curandeiro foi acusado de homicídio frustrado e devassão de túmulos. Porquê. Levou um paciente dele, à noite, para tratamentos num cemitério onde o feriu gravemente com uma catana.

Justificação do curandeiro: "QUANDO EU ESTAVA PARA LHE CATINAR ELE (O PACIENTE) SE AGITOU". Quem não se agitaria, caro Professor, perante a eminência de ser CATANADO?

Um docente de psicologia da Politécnica foi ouvido acerca dos infaustos acontecimentos. Ele começou por ensinar que ninguém fica rico sem EMPREENDEDORISMO (gostei do contexto em que o emérito docente usou esta mágica palavra. Concluiu dizendo que ele, o docente, achava que O PACIENTE NÃO ESTAVA SUFICIENTEMENTE MOTIVADO PARA O ENRIQUECIMENTO, POIS SE O ESTIVESSE TERIA AGUENTADO A VIOLÊNCIA DO FERRO, ISTO É, DA CATANA (ele usou mesmo essa expressão violência da catana).

Veja, caro Professor, o que custa enriquecer na nossa terra! Temos que aguentar as violências dos ferros dos curandeiros!?

Viriato Tembe

27/4/09 8:44 da manhã  
Blogger umBhalane said...

Independência do Reino Unido

- União Sul-Africana 31 de Maio de 1910

- Estatuto de Westminster 11 de Dezembro de 1931

- República 31 de Maio de 1961

- O sistema de segregação racial (apartheid) começou a ser desmontado em 1990, de modo que a primeira eleição democrática da África do Sul, em 1994, levou ao poder Nelson Mandela e o partido do Congresso Nacional Africano.

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica_do_Sul

Estes são factos, realidades históricas.

27/4/09 9:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Viriato,

Podemos ter um pomposo diploma universitário e, ao nível do subconsciente, do "ser", mantermo-nos no "animismo" como, provavelmente, acontece com o citado docente da Politécnica, e muitos de nós... que, não prescindimos de certas cerimónias, vacinações/ blindagens, etc., etc., porque, na dúvida: "mais vale prevenir do que remediar"... ou, "não acredito em bruxas, mas que as há, há".

Preocupante a posição pública de docentes assim.

Estranho conceito de empreendedorismo.

27/4/09 2:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Talves esse docente esteve a ser ironico para lembrar onde chegamos com os empreendedorismos estatais nos ultimos 4 anos.

27/4/09 3:55 da tarde  
Blogger Nelson said...

Empreendedorismo! Essa dai ultimamente significa tudo.
Ate os "batakios" do chiveve sao honrados com o "termo" empreendedores.

27/4/09 4:40 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home