Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
31 maio 2016
Causas socialmente úteis [3]
Porém, com frequência, estabelecemos induções que economizam o imperativo da frequência estatística e que são objectivamente erradas, ainda que subjectivamente “correctas” e socialmente úteis [e que, não poucas vezes, são também politicamente úteis].
30 maio 2016
Sasol avançará no gás
Malawi, albinos e curandeiros

Causas socialmente úteis [2]
Para que se possa estabelecer uma relação condicional do tipo: se A, logo B, é indispensável que essa relação tenha sido sistematicamente verificada.
Assim, por exemplo, se de cada vez que fricciono um palito provido de uma substância inflamável numa superfície contendo fósforo (A) surge uma chama (B) (excluindo aqui os acidentes), é lícito concluir A > B.
No "Savana" 1168 de 27/05/2016, p.19
Se quiser ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato. Nota: "Fungulamaso" (abre o olho, está atento, expressão em ShiNhúnguè por mim agrupada a partir das palavras "fungula" e "maso") é uma coluna semanal do "Savana" sempre com 148 palavras na página 19. A Cris, colega linguista, disse-me que se deve escrever Cinyungwe. Tem razão face ao consenso obtido nas consoantes do tipo "y" ou "w". Porém, o aportuguesamento pode ser obtido tal como grafei.
29 maio 2016
As reduções de Amélia Nakhare
Uma coleção e um prémio
Por ocasião da entrega em Março à Escolar Editora do 20.º número da coleção Cadernos de Ciências Sociais [Como se produz a cultura do medo?], uma posição do Ministro Jorge Ferrão, membro do fórum autoral:
Decorrente da coleção, nasceu o Prémio Escolar Editora de Ciências Sociais, cujas inscrições começam na próxima quarta-feira, dia 01 de Junho, confira o regulamento aqui.
Amplie as imagens clicando sobre elas com o lado esquerdo do rato.
Causas socialmente úteis [1]
Permitam-me, nesta série, algumas considerações a propósito da causalidade estabelecida na frase citada.
28 maio 2016
Não desligue a dúvida metódica
"À hora do fecho" no "Savana"


27 maio 2016
Dívida: VTB, MAM e Estado
E lá se foi a vala comum com 120 corpos da "Lusa"
Adenda: some assim o maná que fazia, quase diariamente, as delícias estrídulas e acríticas de vários quadrantes nacionais e estrangeiros, de jornais a páginas das redes sociais digitais passando pelos blogues do copia/cola/mexerica.
Adenda 2 às 20:07: o portal da "Rádio Moçambique" já exibe a notícia, aqui.
Adenda 3 às 21:52: confira a notícia elaborada pela "Voz da América" sobre o que disse Henrique Botequilha, delegado da "Lusa", aqui.
Adenda 4 às 02:16 de 28/05/2016: leia também aqui.
Adenda 5 às 06:32 de 28/05/2016: certamente será necessário investigar como e por que se produzem - permitam a expressão - as covas comuns de oitiva.
Adenda 6 às 19:31 de 28/05/2016: um despacho da "Agência de Informação de Moçambique", aqui.
Adenda 7 às 05:55 de 29/05/2016: confira igualmente aqui e aqui.
Adenda 8 às 06:20 de 28/05/2016: recorde o alarmismo criado nesta notícia dada pela "RTP" [preste atenção ao vídeo], aqui.
Adenda 9 às 19:30 de 29/05/2016: confira aqui.
Renamo: 18 ataques, sete mortos e 30 feridos em 15 dias
Adenda às 18:06: notícia confirmada pela "Rádio Moçambique" através do noticiário das 18 horas.
Adenda 2 às 18:16: 41 escolas encerradas na província de Manica devido aos ataques da Renamo, segundo a "Agência de Informação de Moçambique", aqui.
Adenda 3 às 18:21: de acordo com o governo provincial, citado pelo "O País", a situação política na província de Tete tende a normalizar-se. Aqui.
"Como se produz a cultura do medo?" [NO PRELO]
Está no prelo o 20.º número da coleção "Cadernos de Ciências Sociais" da "Escolar Editora", intitulado "Como se produz a cultura do medo?", com autoria de Bóia Júnior [professor universitário, psicólogo e psicanalista] de Moçambique e, do Brasil, Sergio F. C. Graziano Sobrinho [professor universitário e advogado] e Ricardo Arruda [professor universitário e sociólogo].
26 maio 2016
João Uthui sobre FMI e BM
Ferido ligeiro num ataque hoje da Renamo
Uma pessoa ficou ligeiramente ferida numa perna ao princípio da tarde de hoje após um ataque da Renamo a uma viatura que seguia em coluna na região entre Muxúnguè e o Rio Save, Estrada Nacional n.º 1, província de Sofala.- jornal da noite das 19:30 da "Rádio Moçambique".
Adenda às 19:44: recorde neste diário aqui.
Adenda às 19:44: recorde neste diário aqui.
Vala comum continua tema comum
A vala comum continua tema comum em vários círculos. A PIC, por exemplo, sustentou que a vala é produto de desinformação, mas o Presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e Legalidade da Assembleia da República, Edson Macuácua, afirmou que a investigação no terreno vai ocorrer. Aqui. A história começou quando uma agência noticiosa, citando camponeses como fonte, reportou a existência de uma vala comum com 120 corpos no centro do país. Aqui e aqui. Perante o comum problema de não se encontrar a vala comum, descobriu-se, entretanto, que havia 15 corpos perto da suposta vala, por baixo de uma ponte. Recorde aqui e aqui. Em vários quadrantes [certos jornais, certas páginas das redes sociais digitais e blogues do copia/cola/mexerica], de forma directa ou indirecta, a ideia que se faz passar é que os corpos são produto de uma acção governamental de retaliação, sejam os da havida vala, sejam os situados debaixo da ponte e que, entretanto, foram enterrados segundo a polícia. Porém, o semanário "Savana" colocou uma pergunta no seu "À hora do fecho" da edição 1167 de 20 deste mês, aqui:
Adenda às 19:48: entretanto, leia o que afirmou o vice-ministro do Interior, aqui.
Independência social
O importante não é declarar a independência, o importante não é dar à bandeira o significado de uma ruptura unívoca. O importante é sabermos se a independência é global, se a independência nacional foi, é e continuará a ser, também, o percurso para a independência social.
25 maio 2016
Três tipos criminais em Moçambique [10]
24 maio 2016
Armadilhas

CC para notação de risco de Moçambique
23 maio 2016
Seis feridos em novo ataque da Renamo
Adenda às 19:50: recorde neste diário aqui.
Adenda 2 às 19:51: confira uma convocatória da Presidência da República, aqui.
Adenda 3 às 05:12 de 24/05/2016: um morto e oito feridos (três dos quais em estado grave) segundo esta fonte aqui.
Criminalidade
Adenda às 05:35 de 24/05/2016: Jaime Macuane está fora do perigo.
Nyusi e reuniões à Renamo
No "Savana" 1167 de 20/05/2016, p.19
Se quiser ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato. Nota: "Fungulamaso" (abre o olho, está atento, expressão em ShiNhúnguè por mim agrupada a partir das palavras "fungula" e "maso") é uma coluna semanal do "Savana" sempre com 148 palavras na página 19. A Cris, colega linguista, disse-me que se deve escrever Cinyungwe. Tem razão face ao consenso obtido nas consoantes do tipo "y" ou "w". Porém, o aportuguesamento pode ser obtido tal como grafei.
22 maio 2016
Contratação pública em Moçambique
Racismo

21 maio 2016
Hoje: Renamo atacou e feriu na Zambézia
Há vários feridos decorrentes de ataques levados hoje a cabo pela Renamo a quatro autocarros de passageiros na Estrada Nacional n.º 1, província da Zambézia. Quatro dos feridos foram internados em estado grave no Hospital Provincial de Quelimane. - "Rádio Moçambique" no jornal da noite das 19:30, em despacho de Sérgio Mamudo.
Adenda às 20:01: os autocarros são das empresas Nagi, Etrago e Maningue Nice segundo a estação televisiva STV no seu jornal das 19:55.
Adenda às 20:01: os autocarros são das empresas Nagi, Etrago e Maningue Nice segundo a estação televisiva STV no seu jornal das 19:55.
"À hora do fecho" no "Savana"


Subscrever:
Mensagens (Atom)