31 maio 2016

Alma de industriais

É importante saber se somos capazes de romper com a vocação colonial e colonizada de produtores de matérias-primas, se somos capazes de nos furtar ao mercantilismo de rua, se verdadeiramente trabalhamos para construir uma alma de industriais.

1 comentário:

nachingweya disse...

Decididamente que não. Nem o sistema de educação e nem o " mind set " dos gestoras públicos está para aí virado. Somos mercantilistas é assim continuaremos nos proximos 50-75 anos. Mercantilistas de matérias primas e consumidores de produtos acabados originais e contrafeitos.
Como que a confirmar que não somos realmente donos do que temos, a TVM põe o PR a repetir, cito de memória: " Lá onde andamos- referindo-se ao estrangeiro- perguntam-nós sempre porque razão vocês se estão a matar entre irmãos quando vocês viviam bem , pacificamente... Bastou nós dizermos que descobrimos um pouco de riqueza no vosso país e já começaram aos tiros...."
Li em algum lugar que " os engenheiros autuais devem-se preparar para a vida profissional como se se estivessem a preparar para os jogos olímpicos mas com a particularidade de não saberem em que modalidade irão competir." Será esse tipo de preparação que o nosso sistema de educação está a providenciar para a actual e futuras gerações? Não. Por isso a indústria transformadora ainda é uma miragem por estas paragens.