20 maio 2016

O grande desafio da humanidade

Se admitimos que as pessoas são boas ou más em si, à partida, independentemente dos sistemas e das relações sociais, como que dependendo de um autogerado trajecto genético, então nenhum sistema social será mais do que a formulação redundante dessa crença.
Mas se admitirmos que as pessoas são boas ou más em função dos sistemas sociais nos quais são socializadas desde que nascem, então temos possibilidades de introduzir a esperança em todos os mecanismos sociais, a começar pela educação. Nessa esperança, sempre em processo, não pode, porém, habitar a deriva autoritária que consiste em acreditar que é pela força que os seres humanos se tornam socialmente melhores.
Então, o grande desafio da humanidade talvez consista em saber como ter a força de criar sistemas sociais melhorados sem recurso à força, mas, também, sem recurso à ingenuidade nefelibata.

1 comentário:

nachingweya disse...

A sociedade Humana actual precisa de uma quimioterapia para combater os seus tecidos doentes e devolver saúde ao todo. A quimioterapia é um processo violento e doloroso. A quimioterapia é necessária ou nao?