Vigésimo nono número da série. Finalizo o sétimo ponto do sumário proposto aqui, a saber: 7. O que distingue a África do Sul de Moçambique?. A herança da imponente e recorrente história de assimetria social constitui hoje a coluna vertebral do complexo do excluído sul-africano. O seu protesto - quantas vezes violento e homicida - exerce-se não verticalmente contra o Estado que o construiu e constrói como excluído, mas horizontalmente contra outros imigrantes, outros pobres. Por exemplo, contra os Moçambicanos que, há séculos, trabalham na África do Sul.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
09 outubro 2015
Xenofobia e shangaanfobia: história e estereótipos na África do Sul e em Moçambique [29]
Vigésimo nono número da série. Finalizo o sétimo ponto do sumário proposto aqui, a saber: 7. O que distingue a África do Sul de Moçambique?. A herança da imponente e recorrente história de assimetria social constitui hoje a coluna vertebral do complexo do excluído sul-africano. O seu protesto - quantas vezes violento e homicida - exerce-se não verticalmente contra o Estado que o construiu e constrói como excluído, mas horizontalmente contra outros imigrantes, outros pobres. Por exemplo, contra os Moçambicanos que, há séculos, trabalham na África do Sul.
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