22 fevereiro 2014

Prismas

Segundo o "Notícias" digital de hoje, os veteranos da luta de libertação nacional da província de Maputo são solidários com a Comissão Política do Partido Frelimo na selecção de apenas três précandidatos à presidência da República (a versão física do jornal ostenta seis colunas em primeira página com o título "Combatentes firmes" e uma foto do presidente Armando Guebuza a quatro colunas), aqui. Mas a versão digital do "Canal de Moçambique" escreve que os antigos combatentes querem espaço para mais précandidatos e a reestruturação do secretariado-geral do partido, o que poderá implicar a queda do secretário-geral, Filipe Paúnde. Aqui. Recorde neste diário aqui.
Observação: isto mostra o cuidado a ter com as fontes e com a informação disponível, o que não sucede com os jornais despacha-rápido, os ávidos blogueiros do copia/cola/mexerica e certos autores de redes sociais do género mergulha-depressa, apreciadores do primeiro ciberpeixe que vem à rede.
Adenda às 18:24: sobre o tema, nem uma palavra neste trabalho no portal da "Rádio Moçambique", aqui.
Adenda 2 às 18:35: a versão digital do "O País" está no mesmo diapasão do "Canal de Moçambique", ressaltando que os combatentes criticaram Filipe Paúnde, aqui.
Adenda 3 às 06:17 de 23/02/2014: finalmente o portal da "Rádio Moçambique" confirma que os veteranos da luta de libertação nacional querem mais précandidatos e uma reestruturação do secretariado-geral, aqui. Imagino como devem estar aqueles valentes espadachins que, em certos jornais, têm sistematicamente combatido o alargamento da rede de précandidatos.

1 comentário:

TaCuba disse...

O Noticias e o Domingo bem tentaram passar a regra do Paúnde...