14 fevereiro 2014

Do lastro da Renamo à visibilidade de Muthisse (2)

O segundo número de uma série com três números.
Deixei no número anterior as seguintes duas perguntas: 1. Por que razão o processo negocial parece estar agora mais rápido e consensual?, 2. Qual a razão da crescente visibilidade de Muthisse e da aparente penumbra de José Pacheco? A primeira pergunta pode, por hipótese, ter três respostas, a saber: 1. Dois trunfos em colisão, musculação guerrilheira num lado (Renamo), musculatura armamentista no outro (Governo), levando a concessões mútuas e ao "lastro da Renamo"; 2. Interesse da Frelimo em produzir uma Renamo "civilizada" e desarmada, tentando desdhlakamizá-la e urbanizá-la; 3. Interesse da Frelimo em fragmentar o eleitorado da real oposição fazendo com que Renamo e MDM se desgastem em luta interna.
Se não se importam, prossigo mais tarde.
(continua)

3 comentários:

Salvador Langa disse...

Tudo isto é menos simples do que parece à superfície. "É ou não é?"

ricardo disse...

Mas por que sempre que se analisam os assuntos da paz com a RENAMO se olvidam os factores internos da FRELIMO? Nao me parece que sejam tao consensuais, quanto se deseja fazer parecer.

nachingweya disse...

A única raison d'etre da Frelimo nesta fase, é uma Renamo culpabilizavel. Sem esta Renamo a Frelimo desintegra-se,podendo até perecer do seu próprio veneno