Frases iniciais de um texto divulgado em 1989 com o título em epígrafe da autoria de Luiz Weis e Maria Inês Zanchetta: "É sempre tudo muito parecido: uma história que ninguém sabe exatamente de onde saiu passa de boca em boca e, em questão de horas, se tanto, com os devidos acréscimos e bordados, vira verdade verdadeira."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
A semente deitada sobre pedra não brota. Que condições objectivas propiciam a propagação da onda de determinado boato em determinado meio e momento sociais?
Se, por exemplo, eu que nem fui a Matutuine hoje, disser no tom certo a ouvidos condutores que vi homens armados fardados de verde a atravessar a estrada da Reserva de Maputo... é bom estarmos atentos ao noticiário das 20:00. Porque? Existe o ambiente para a formulação de veredictos orientados para determinada direcção associado a um nível elevado de credulidade entre entes inseguros.
Enviar um comentário