28 maio 2013

A história repete-se duas vezes (2)

Segundo e penúltimo número da série. Escrevi no número anterior que na luta de libertação nacional no nosso país círculos coloniais tentaram mostrar que a Frelimo era uma marionete sem ideias próprias, movida pelos cordéis manipulados por tenebrosas potências estrangeiras, especialmente comunistas. Hoje, independentes, confrontados com novas gerações críticas, com novas formas de pensar a vida e o futuro, com jovens intelectuais audazes exteriores às categorias analíticas do passado, certos círculos nacionais defendem a tese de que tudo isso é unicamente produto de mãos externas e, em última análise, de tenebrosos interesses estrangeiros. Por outras palavras: uma vez mais pretende-se retirar aos Moçambicanos o direito ao pensamento autónomo.
(continua)

2 comentários:

nachingweya disse...

As recentes actuações da ONP no dossier Leopoldo e a avalanche de OSC e individualidades à 6ª esquadra a fim de manifestar repúdio pela detenção do Dr Arroz no último Domingo demonstra de quanto é capaz a Sociedade Civil, do que deve ser a Sociedade Civil.
PS. Com esta pobreza de actuação a PRM está a fabricar a juba que fará do Dr Arroz, O Ngonhama do Sistema Nacional de Saúde. Porque será que não se raciocina grande coisa na Polícia?

Salvador Langa disse...

Há muitos buracos nas ruas da democracia. "É ou não é?"