23 maio 2013

Terra

"Um mal tem vindo a invadir e instalar-se na nossa sociedade: a venda ilícita de terra" - uma posição da Ação Social Arquidiocesana de Nampula segundo este portal aqui.

1 comentário:

nachingweya disse...

Acho algumas intervencões da igreja cristã na vida social muito valiosas. Esta é um destes casos. Mas em muitas outras entradas me parece que alguns actores da igreja cristã se escudam em falar do que está em voga para não enfrentar os problemas do seu 'core business'. E depois queixam-se das transferências maciças de crentes para outras confissões onde o negócio é mesmo a fé. Imagine uma Diocese inteira que decreta folga a Segunda feira. Todas as Segundas não há serviço religioso e prontos! Ou a distribuição sazonal da água benta fazendo dos baptismos autenticas campanhas traduzidas em maratonas muito desconfortaveis. Ou ainda a 'dificultação' e burocratização de outros sacramentos.Os jovens quase que se tem de dividir entre a faculdade e a catequese para uma simples confirmação que era administrada aos 11, 12 anos quando a pessoa atingia a maturidade da 4 classe.
Quando se dificulta o recrutamento dificilmente se tem a casa cheia.
PS. Quanto a venda de terra. É ilícita sim senhor mas é o único processo de transferência razoável se não se pretender empobrecer ainda mais as comunidades. às leis não basta serem bonitas, devem ser contextualizadas e efectivas. A lei de terra precisa de ser reequacionada sob pena ilegalizarmos o povo que a tem por único bem.