06 agosto 2012

Morte dos blogues moçambicanos? (9)

Nono número da série. Admitamos, então, que importa negar a questão tal como inicialmente a apresentei (morte dos blogues moçambicanos devido às redes sociais). Em lugar de procurarmos as razões da morte dos blogues moçambicanos fora, procuremo-las, antes, dentro. Uma rede social não mata os blogues, prolonga-os ou pode prolongá-los. Mas deixem-me propor os seguintes pontos para abordagem futura, todos rigorosamente baseados em hipóteses: (1) Nacionalidade; (2) Anonimato; (3) Androcentrismo; (4) Tipologia; (5) Período áureo; (6) Razões da morte. Prossigo mais tarde. Imagem reproduzida daqui.
(continua)

3 comentários:

António Manna disse...

Caro professor,
Com todo o respeito volto a dizer que discutir essa constatação a volta da morte ou do nascimento dos blogs é quase diria como discutir a liberdade que cada um tem de fazer um comment ou post no facebook, twitter,etc
estamos na Cyber Era e a nacionalidade ou causa da morte dum blog é sem interesse algum, é tão intensa a actividade internauta que isso é como discutir o sexo dos anjos.
Já analisou a evolução ou queda do seu blog?
...não faz sentido,ele existe é sua paixão e basta.
Se for muito lido fica feliz,caso não seja a vida continua e a sua paixão mantém-se
Quanto a mim tem interesse sim os blogs que existem e aqueles dos quais gostamos, o resto são milhões de blogueiros, facebookianos, twiterianos etc que nascem e morrem como microrganismos virtuais...
saudações democráticas

Salvador Langa disse...

Ora aqui está, sem dúvida tudo é como é, as estrelas são assim, as estradas assado, os blogues por aí fora. Para quê discutir se o sexo dos anjos é mesmo deles?

Milton Machel disse...

Caro Professor, de facto, ha uns tempos que constatei, mais do que a morte dos blogues (impacto) o suicidio dos bloguistas (efeito), provocado por aquilo uma associacao de factores, de entre os quais a emergencia do Blogue do Presidente Armando Guebuza (para onde convergem os bloguistas camaradas, que deixaram de ser bloguistas de livre pensamento e passaram a tomar a blogosfera como espaco para de fora se afirmarem dentro do partidao)...o fechamento do blogue do Professor Elisio Macamo - que vinha travando uma interessante ''batalha metodologico-filosifica consigo -, a criacao de um clube de amizade entre os mais ferrenhos e activistas bloguistas; e, claro, as redes sociais Facebook e Twitter, que de facto deveriam ser uma extensao dos blogues...mas viraram o local do bacanal e de conversa bacana e muita discussao bizantina.