08 março 2012

Amanhã

Adenda às 19:45: desde as 19:30 que a Rádio Moçambique dedica o seu noticário à conturbada situação em Nampula. Confira aqui.
Adenda 2 às 20:03: grande destaque na estação televisiva STV.  Uma senhora de Nampula ouvida por uma equipa de reportagem da estação afirmou que deviam tirar o presidente da Renamo da cidade e "levá-lo lá para a presidência".
Adenda 3 às 20:07: várias pessoas têm pedido que me pronuncie sobre o que está a passar. Ainda não estou em condições de fazê-lo, há muita coisa que não sei.

4 comentários:

ricardo disse...

Caso para perguntar. O que e que aconteceria a Mocambique se Dhalakama fosse morto hoje?

De qualquer modo, estamos a falar de duas forcas desproporcionais. Uma armada com algumas AK-47s (e a novidade e essa!) e por outro a Policia equipada com carros blindados e coletes a prova de bala. O exercito, como sabemos, podera ser chamado caso as hostilidades escalem. Vi pela TV alguns estragos em um carro blindado da PRM, ora e natural, pois sao carros anti-motim e nao carros de combate. Imagino se houvesse uma bazuca por la perdida...

De qualquer modo, penso que a PRM tomou rapidamente conta da situacao, aproveitando-se da desmobilizacao e enfraquecimento moral dos acantonados, onde ate ja se registava casos de diarreias (colera?) o que a ser verdade, comecava tambem a ser um caso de sanidade publica. E tambem da sua melhor especializacao tecnica para o efeito. Pelo que se quisesse invadir a residencia de Dhlakama fa-lo-ia, mas a situacao poderia descambar numa desordem enorme na capital do norte.

A meu ver, este e um ano muito perigoso para todos os mocambicanos. E o ano do X Congresso da FRELIMO, onde todos militantes "engajados" quererao mostrar a musculatura aos demais. Primeiro foi o Meque, na Zambezia. Depois, Simango em Maputo, com os resultados conhecidos. Agora, foi efectivamente o PR...

Alea Jacta Est!

nachingweya disse...

Esperemos que não haja racionamento de oxigênio na cela para corrigir a pontaria dos fusis legais.

Nipiode disse...

O que pode fazer este grupo de ex-guerrilheiros quando o seu comandante perde a olhos vistos o seu poder de persuasão? As cicatrizes fecharam mesmo? Doentes, alguns, fome, vários o que farão dispersos para se salvarem da situação? Se calhar mais vale um enxame de abelhas sob vigia na sua colmeia do que ve-las a voar em "debandada"....picando em tudo e todos.
Afinal era mito do potencial das armas de Dlakama e os seus homens....
O porta voz da PRM em Nampula diz que a policia foi provocada e o vice do Interior diz em Maputo que foi uma operação estudada?

Anónimo disse...

Afinal que comecou com este acto vergonhoso? a policia ou a Renamo? parece haver muita manipulacao da informacao, como sempre