A realidade é independente de nós e por isso não é em si falsa, má ou falha de sentido. Os problemas começam quando a submetemos à análise e à avaliação ética. Aqui, então, moldamo-la aos nossos valores, aos nossos símbolos, aos nossos juízos, aos nossos grupos sociais. É neste sentido que a construímos socialmente. Toda a construção social é uma reconstrução simbólica da realidade.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Cito - "Toda a construção social é uma reconstrução simbólica da realidade".
concordo plenamente, so queria acrescentar que a construcao social da realidade caracteriza-se pela seguinte dialectica, a objectividade e a subjectividade.( berger e luckmann)
Enviar um comentário