19 dezembro 2011

O inferno segundo Dhlakama

Um autêntico inferno para o país é o que prometeu Afonso Dhlakama, presidente da Renamo, num comício realizado sábado no Bairro da Munhava, periferia da cidade da Beira: "No dia das manifestações nenhuma coisa vai funcionar no país... tudo ficará paralisado, pois nem aviões aterrarão, nem comboios e carros circularão do Rovuma ao Maputo." -  segundo a versão digital do "Diário de Moçambique" de hoje, Dhlakama afiançou que depois de amanhã convocará uma conferência de imprensa na cidade de Nampula, onde reside desde 2009, para anunciar o dia e a hora do que chama "revolução". Aqui. Recorde neste diário aqui e aqui.
Adenda às 6:22: uma ameaça veemente que, tentando tirar partido psicológico do facto de estarmos em época festiva, (1) manda às urtigas a estrutura eleitoral existente, (2) visa tornar o país refém de acordos de cúpula a conseguir imediatamente e (3) põe a nu o desejo de redistribuição de recursos de poder e prestígio.

5 comentários:

Anónimo disse...

A polícia moçambicana deteve cinco pessoas, alegados militantes da Renamo (oposição), por incitamento à violência. Segundo a polícia da província de Manica, centro do país, o grupo incitava a população a esconder-se na mata por estar prestes a desencadear-se uma “guerra civil” para derrubar o governo.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/mocambique-detidos-opositores

ricardo disse...

Mas V.Excias devem saber que as "mensagens" de Dhlakama sao mais para consumo externo do que interno...Com apenas um rumor, ele pode parar o investimento estrangeiro em Mocambique, numa epoca dificil, em que FRELIMO muito precisa do mesmo.

O resto e a demagogia costumeira de quem conhece muito bem o terreno que pisa. E sabe aproveitar-se da frustracao popular em relacao aos actuais governantes...

Salvador Langa disse...

Uma clássica guerra de trincheiras com palavras.

TaCuba disse...

Resta saber se desta vez são apenas palavras, esperamos que seja só palavras...

BMatsombe disse...

Um complicado problema este que requer muito cuidado no tratamento.