10 novembro 2011

Sobre a qualidade do ensino em Moçambique (25)

"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Mais um pouco da série, mantendo-me no quarto ponto do sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses, procurando continuamente problematizar um tema que requer pesquisa aprofundada.
6. Factores marginalizados.  No número anterior procurei dar-vos conta dos factores mais sistematicamente invocados para explicar o que se chama má qualidade do ensino. Agora, há uma outra questão: quais os factores que são regra geral marginalizados ou esquecidos na análises que fazemos sobre a qualidade do ensino no nosso país? Proponho-vos pelo menos seis, tendo especialmente em conta o ensino primário, base de todo o edifício de ensino/aprendizagem e, portanto, da chamada qualidade:
*nutrição
*condições de habitação/repouso
*ludicidade
*perfil nosológico
*distância casa/escola
*Mnemónica e alunos mata-borrão
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
(continua)

4 comentários:

Salvador Langa disse...

Ora aqui está um naipe de problemas que temos de levar em conta, todos falam dos alunos como se soubessem a maneira como vivem em suas casas.

Paulo disse...

É como comparar uma criança do Soweto com uma criança de Clifton...

TaCuba disse...

São fenómenos que não se quer ver, se calhar nem convém mesmo ver.

izumoussufo disse...

Dá pena ver crianças no chão sem carteiras, basta sair um pouco da cidade.