02 novembro 2011

Sobre linchamentos (1)

Segundo a "Rádio Moçambique", duas pessoas foram linchadas em Gaza no passado fim-de-semana. Entre as seis pessoas detidas em Chicualacuala e Bilene estão professores. Os indiciados acusam os linchados de prática de feitiçaria. Aqui.
Sugestão: sugiro tentem ler os dois livros com capas logo a seguir (clique com o lado esquerdo do rato sobre as imagens para as ampliar), ainda que me pareça estar o primeiro esgotado:
 
(continua)

9 comentários:

Salvador Langa disse...

Professores? Se for verdade, é grave. Que educação podem receber os alunos?

Lili disse...

Esta situação é terrivel e parece que os linchamentos vão aumentando a cada ano.
No que respeita a feitiçaria há duas opções: passamos a considerar como um crime (dificilmente teremos provas concretas) ou então abolimos o termo (que também causará muito barulho). Digo isso porque várias pessoas são mortas por serem "feiticeiras" principalmente os idosos.
Infelizmente para nós africanos nada é natural, procuramos sempre um motivo por trás de cada acontecimento. Se alguém da nossa família morre, se atingiu a maioridade solteira/o, se não tem emprego, se não tem filhos, enfim tudo isso tem um feiticeiro por trás.Onde vamos parar com isso?
Envelhecer neste país é um perigo.

Lili

TaCuba disse...

Tem sido feito trabalho de sensibilização nos bairros?

BMatsombe disse...

Se o problema é contínuo é porque há um nó de estrangulamento entre sociedade e governo.

Xiluva/SARA disse...

Um horror!

Salvador Langa disse...

Professor encontrei isto sobre linchamentos no Brasil ----
http://integras.blogspot.com/2008/02/brasil-pais-de-linchamentos-estado.html

beijo de mulata disse...

Professor, quando eu estava em 2010 a trabalhar no Gilé, houve uma morte por linchamento de um homem que sofria de perturbações mentais (esquizofrenia) e tinha agredido a mulher violentamente.

No dia seguinte, o régulo da aldeia foi preso porque foi responsabilizado por não ter tentado (?) impor a ordem à multidão enfurecida...

Sabe, porventura, se prender o régulo é prática comum? Embora não faça muito sentido, é uma maneira de o crime não ficar totalmente impune...

O que pensa disto?

(um) beijo de mulata

Carlos Serra disse...

Creio que não.

beijo de mulata disse...

Não é frequente, então... Mas talvez seja uma maneira inteligente de dar a volta à situação jurídica e de o crime não sair impune.

Obrigada