O Relatório de Desenvolvimento Humano 2011 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, hoje lançado em Copenhaga, Dinamarca, abrange 187 países, o nosso foi infelizmente classificado em 184° lugar (categoria: desenvolvimento humano baixo), confira e descarregue aqui.
Adenda às 20:55: também já na Wikipédia, aqui.
5 comentários:
Triste.
O FMI diz que estamos no caminho certo do "desenvolvimento", ministros gritam aos sete ventos que estamos a desenvolver-nos. Agora no IDH somos completamente na cauda. É para rir ou chorar?
Bem, a China e a India estao tambem abaixo dos primeiros 100 lugares...Portanto, uma estatistica, e uma estatistica. Saibamos relativiza-la.
Ora aqui está, se China e Índia ficaram para trás como nao admitir que a nossa posição não tem importância? O princípio da sombrinha: se tapas o sol não há sol.
Na ciencia, como na politica, nao basta ser reactivo. E preciso ser analitico, logo a conversa das sombrinhas funciona como um corvo no galinheiro. Este blogue, por vezes, tem sido prodigo na apresentacao de teses peregrinas que pretendem estabelecer uma relacao causa-efeito entre o desenvolvimento socio-economico de um pais e o IDH. Na verdade, quase sempre, estao a navegar a vista dos acontecimentos recentes. Apenas isso pode explicar que, por exemplo, alguem defenda acerrimamente como PROVA provada de "grau de satisfacao popular" o IDH, quando as evidencias nos mostram que aquele indice coloca o Brasil muito abaixo do Chile, Argentina e ate de Cuba (!). Portanto, de acordo com aqueles indicadores de referencia, os povos desses paises sao muito mais "felizes" e com mais "perspectivas" de vida que os brasileiros!
Se esta for a vossa definicao mais elaborada de bem-estar social, entao, srs. cientistas sociais, dispenso comentarios adicionais.
Enviar um comentário