17 novembro 2011

Masculinidade e masculinismo (6)

Sexto e último número da série.
A resposta é não. Por quê? Porque quer a masculinidade enquanto comjunto de práticas, quer o masculinismo enquanto ideologia justificadora, são também produto das mulheres, da feminilidade e do feminismo. Na verdade, se, por um lado, não poucas mulheres aceitam a dominação masculina (por exemplo, são elas em grande medida as gestoras e as defensoras da excisão feminina), por outro o feminismo, requerendo a igualdade de estatuto e de oportunidades, reafirma e fortalece o masculinismo.
Afinal, o homem é um ser discursivamente andrógino.
(fim)
Nota: esta série foi produto de um pedido que me foi feito para escrever sobre o tema "Causas da masculinidade". Porém, não tive as causas em conta. O texto será colocado no catálogo e na folha de uma exposição sobre "Violência e masculinidade" a inaugurar dia 24 no Centro Cultural Brasil-Moçambique, cidade de Maputo.

6 comentários:

Salvador Langa disse...

Magnífico artigo, curto e directo.

Anónimo disse...

Professor, permita-me partilhar consigo uma duvida, inspirada em um trecho do seu texto:
"Na verdade, se, por um lado, não poucas mulheres aceitam a dominação masculina (por exemplo, são elas em grande medida as gestoras e as defensoras da excisão feminina)...". Poderiamos entao dizer que nao poucos homens aceitam a dominacao feminina (por exemplo, sao eles em grande medida os gestores e defensores da excisao masculina)? Ousaria perguntar, nao haveria outras formas de explicacao sociologica para alem do materialismo historico e da dialectica marxista? Emidio

TaCuba disse...

Masculinos e femininos com seus extremos "fabricados"...

Xiluva/SARA disse...

'Ninguém nasce mulher, torna-se mulher'.....Simone de Beauvoir citada neste site...Lembram-se?

Paulo disse...

Quando há amor real, ninguém domina ninguém.

BMatsombe disse...

É sempre difícil aceitar que a vida é uma mistura de ingredientes em conflito.